Vi a convocou?
O que era a Assembleia dos Estados Gerais e por qual motivo o rei Luís XVI a convocou?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na França do Antigo Regime, a Assembleia dos Estados Gerais, ou simplesmente Estados Gerais era uma assembleia consultiva e legislativa das três classes sociais
Explicação:
O estado francês havia acumulado uma grande dívida, que consumia cerca da metade do orçamento do reino. Essa dívida aumentou ainda mais com a participação francesa na guerra de Independência dos Estados Unidos, pois o rei Luís XVI forneceu auxílio militar e financeiro aos Estados Unidos na Guerra contra os seus colonizadores. Somando a esse fato, as más colheitas entre 1787 e 1789 causaram falta de alimento, levando a assaltos e saques em todo o país. Caiu a arrecadação de impostos recolhidos pelo governo, agravando ainda mais a crise econômica. Luís XVI convocou então representantes dos três estados (clero, nobreza e povo, para, juntos encontrarem soluções para a crise, formando assim a Assembleia dos Estados Gerais.
Luís XVI foi levado a convocar a Assembleia dos Estados Gerais, em 1789, por causa do aumento das pressões populares, de modo que os camponeses já se revoltavam em diversas regiões da França e a sustentação do modelo social do Antigo Regime já parecia ser impossível, de modo que a convocação da Assembleias seria uma forma de garantir algum grau de compromisso, com concessões parciais ao Terceiro Estado.
A Nobreza e o Clero, contudo, se mostraram intransigentes, se recusando a fazer qualquer concessão razoável aos camponeses e aos burgueses (que viam como naturalmente inferiores a eles mesmos), de modo que os representantes do Terceiro Estado, se vendo sem alternativa, deram início ao que seria a Revolução Francesa, estabelecendo uma aliança entre camponeses, artesãos e burguesia.