VETOREEEEES Determine o lugar geométrico dos pontos no plano cuja distância a reta x−2 = 0 é sempre
3 unidades maior que a distância até o ponto (-1, -3).
Soluções para a tarefa
Resposta:
É uma semirreta horizontal partindo de (-1,-3) e indo para a esquerda. Ou seja, o conjunto {(x,y) ∈ R²; x ≤ -1 e y = -3}
Explicação passo-a-passo:
Seja P = (x,y) um ponto
A distância d de P até o ponto (-1,-3) pode ser calculada por (vou colocar a distância ao quadrado para evitarmos raízes):
d² = (x+1)² + (y+3)²
A distância D de P até a reta x= 2 é (geralmente isso é chatinho de calcular, mas como a reta é horizontal, basta ver a diferença entre as abscissas. Faça um desenho para "acreditar")
D = |x-2|
No caso procurarmos todos os pontos que satisfazem D = d+3, ou seja, D-3 = d. Para tirar esse módulo chato de D, vamos dividir em dois casos:
1° caso: P está a esquerda de reta. Isso quer dizer que x ≤ 2, daí D = 2-x
Portanto temos:
d = D-3 = -1-x
(Observe que a equação acima implica x ≤ -1. Como vamos elevar ao quadrado temos que prestar atenção no domínio)
d² = (-1-x)² = (x+1)²
(x+1)² + (y+3)² = (x+1)²
(y+3)² = 0
y = -3
Ou seja, obtemos os pontos satisfazendo y = -3 e x ≤ -1. Como a equação foi elevada ao quadrado é necessário verificar se esses pontos realmente satisfazem as condições que queremos. De fato, se P = (x,-3) com x ≤ -1, a distância de P ao ponto (-1,-3) é -x-1 e a distância de P a reta é -x+2. Assim, esses pontos estão no lugar geométrico que procuramos.
2° caso: P está a direita de reta. Nesse caso, como (-1,-3) está a esquerda, P sempre estará mais próximo da reta do que de (-1,-3). Ou seja, não temos nenhum ponto do lugar geométrico nessas condições (você pode resolver a equação nesse caso se quiser, mas nenhuma solução irá servir).
Logo, o lugar geométrico é
L = {(x,y) ∈ R²; x ≤ -1 e y = -3}
(Isso é uma semirreta horizontal partindo de (-1,-3) e indo para a esquerda)