Matemática, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Verifique se as sequências abaixo são P.A. caso isso ocorra classifique-as
A)(2,4,6,8,...)
B)(-3,0,3,6,..)

Soluções para a tarefa

Respondido por Helvio
2
a) 

a2 - a1 = a3 - a2 = a4 - a3
4 - 2 = 6 - 4 = 8 - 6
2 = 2 = 2

PA crescente 2 > 0

===

b)

a2 - a1 = a3 - a2 = a4 - a3
0 - (-3) = 3 - 0 = 6 - 3
3 = 3 = 3

Pa crescente 3 > 0
Respondido por adjemir
3
Vamos lá.

Veja, Fj96, que a resolução parece simples. 
Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento. 

i) Pede-se para verificar se cada sequência abaixo é uma PA. Caso isso ocorra, classifique-as. 

A) (2; 4; 6; 8; .....) 

Veja que a sequência acima é uma PA CRESCENTE, cujo primeiro termo é igual a "2" e cuja razão é positiva e igual a "2" também, pois:

8-6 =2; 6-4 = 2; e 4-2 = 2 <--- Note que a razão é constante e é encontrada pela subtração de cada termo antecedente do seu respectivo consequente.

B) (-3; 0; 3; 6; .....) 

Note que a sequência acima também é uma PA CRESCENTE, cujo primeiro termo é igual a "-3" e cuja razão é positiva e  igual a "3" também, pois a razão é constante e é obtida pela subtração de cada termo antecedente do seu respectivo consequente.Veja:

 6-3 = 3; 3-0 = 3; e 0-(-3) = 0+3 = 3.


É isso aí. 
Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.

Usuário anônimo: Toda P.A tem que diminuir detrás pra frente?
adjemir: Não necessariamente. Sempre faço assim pra que nunca haja esquecimento de tomarmos o termo consequente e o seu respectivo antecedente. Mas não é obrigado não. Aproveitando a oportunidade, agradecemos-lhe pela melhor resposta. Continue a dispor e um abraço.
adjemir: Observação importante pra você: a razão (r) de uma PA tem que ser constante. Ou seja: todo termo consequente menos o seu respectivo antecedente terá que dar a mesma razão (r). Por exemplo: se temos uma PA com os seguintes termos: (a1; a2; a3; a4; a5; .....) .
adjemir: Continuando...... Então, pra saber se a subtração de cada termo antecedente do seu respectivo consequente sempre dará a mesma razão, então fazemos sempre assim pra não esquecer de nada: a5-a4 = r; a4-a3 = r; a3-a2 = r; e finalmente, a2-a1 = r. Se em todas essas subtrações encontrarmos a MESMA razão (r), então a sequência é uma PA. E depois veremos se essa razão (r) é positiva ou negativa, quando que nos dirá se a PA é crescente ou decrescente, ok?
Usuário anônimo: Então pra ser P.A. devemos encontrarmos a MESMA razão e pra ser crescente ou decrescente tem que ver se razão (r) é positiva ou negativa,Isso que vc quis dizer?
adjemir: Perfeitamente.
Perguntas interessantes