Verifique os exemplos de ações de prevenção, e identifique qual o melhor tipo que define cada exemplo:
Prevenção Primária.
Prevenção Secundária.
Prevenção Terciária.
( ) Administração de ácido fólico pelas gestantes para prevenir a má formação do tubo neural no feto.
( ) Exame preventivo (exame Papanicolau) realizado no mínimo anualmente pelas mulheres para prevenir o câncer do colo de útero.
( ) Ações de educação em escolas sobre a escovação correta para prevenir as cáries dentárias.
( ) Utilização de betabloqueadores para diminuir risco de mortalidade em pacientes que sobreviveram a um infarto agudo do miocárdio.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) 2 – 1 – 1 – 3.
B) 3 – 2 – 1 – 1.
C) 1 – 2 – 1 – 3.
D) 1 – 2 – 2 – 3.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) 2 - 1 - 1 - 3
Explicação:
A prevenção Primária inclui ações voltadas para impedir as ocorrências de doenças antes destas se desenvolverem no organismo, logo o exame preventivo e as ações em escola com a escovação correta se encaixam nessa etapa.
A prevenção secundária é aquela que as ações ocorrem em situações nas quais o processo de doença já está instaurado, sendo assim a administração de ácido fólico pelas gestantes para prevenir a má formação do tubo neural no feto.
Já na prevenção terciária as ações preventivas ocorrem quando o quadro patológico já evoluiu a ponto de se manifestar de uma forma estável a longo prazo (cura com sequelas ou cronificação), sendo assim utilização de betabloqueadores para diminuir risco de mortalidade em pacientes que sobreviveram a um infarto agudo do miocárdio.
Resposta:
Explicação:
D) 1 - 2 - 2- 3