VENTO NO LITORAL
Renato Russo
De tarde quero descansar, chegar até a praia
Ver se o vento ainda está forte
E vai ser bom subir nas pedras
Sei que faço isso para esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
Agora está tão longe
Vê, a linha do horizonte me distrai:
Dos nossos planos é que tenho mais saudade
Quando olhávamos juntos na mesma direção
Aonde está você agora Além de aqui dentro de mim ?
Agimos certo sem querer Foi só o tempo que errou
Vai ser difícil sem você
Porque você está comigo o tempo todo
Quando vejo o mar
Existe algo que diz:
- A vida continua e se entregar é uma bobagem
Já que você não está aqui
O que posso fazer é cuidar de mim
Quero ser feliz ao menos
Lembra que o plano era ficarmos bem ?
- Ei, olha só o que achei: cavalos-marinhos
Sei que faço isso para esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando tudo embora
O texto acima, embora escrito no final do no século XX, apresenta muitas semelhanças com os textos do Romantismo, escola literária da segunda metade do século XIX. Partindo dessa constatação, responda às questões que se seguem.
01. Em que consiste a atitude de evasão diante da vida, característica típica dos autores românticos, a partir da manifestação do sentimento do eu-lírico, no poema acima?
02. Em que passagem do texto podemos perceber uma atitude contraditória, por parte do poeta, no que se refere à manifestação de sua dor, diante da perda da pessoa amada?
03. Que sentido você atribui ao verso “Ei, olha só o que achei: cavalos-marinhos”?
Leia com atenção o texto que se segue.
“Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça, e, com certeza, a mais voluntariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o rosto nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza, cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro
indivíduo, para os fins secretos da criação.”
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson,1957.
04. Podemos perceber no trecho acima, uma descrição feita pelo narrador, ao fazer referência à personagem feminina, criticando, de maneira sutil, a postura romântica dos autores. Escreva a passagem que comprove essa afirmação.
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Resposta:
1-Consiste em continuar o ato planejado
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