História, perguntado por EmanuelJ5848, 10 meses atrás

Vemos abaixo duas das inúmeras apropriações dos símbolos nacionais brasileiros durante as manifestações de junho de 2013 em várias cidades do país. Sobre os símbolos nacionais e suas apropriações, considere as afirmativas abaixo: 1. Os símbolos nacionais, como o hino nacional e a bandeira, foram criados em consonância com os anseios populares presentes nos períodos tanto da independência quanto da proclamação da república e da república velha, o que explica sua intensa utilização em manifestações populares até os dias atuais. 2. Na figura B, a modificação do lema original da bandeira, “Ordem e Progresso”, de inspiração positivista, para o lema “Em progresso” demonstra a vontade de mudança política e social expressa nas manifestações, a partir de uma iniciativa popular. 3. As apropriações de símbolos nacionais ajudaram a aglutinar forças sociais de diferentes extratos sociais, em especial das classes médias urbanas, nas manifestações de rua e nas redes sociais, em um amplo questionamento das ações do Estado, dos partidos políticos e das condições de vida atuais. 4. Os símbolos nacionais tiveram variados sentidos durante as manifestações de junho de 2013 - do apartidarismo, que reivindicava a união do povo em prol de mudanças sociais e políticas, até o antipartidarismo, que se voltou contra partidos em geral e partidos de esquerda em particular. Assinale a alternativa correta. ► a) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
3
Resposta letra "A"

A figura que aparece a imagem da bandeira escrita "em progresso", mostra como o ideal positivista nunca fez sentido para o país, já que uma ordem de fato, pelo menos no setor social, nunca houve e progresso esta destinado a algumas camadas da sociedade. Portanto, o país não tem ordem e esta tentando caminhar rumo ao progresso.

A apropriação dos símbolos e o mecanismo utilizado atualmente, e insere varias camadas sociais. O período das manifestações culminou com o antipartidarismo, principalmente, pelos partidos de esquerda.


Perguntas interessantes