Veja aqui um trecho da matéria Tetraplégico mexe braço robótico com o poder da mente, publicada na Folha de São Paulo:
Durante os últimos meses, ele foi voluntário de um projeto de pesquisa que utilizou chips implantados no cérebro com a finalidade de controlar os movimentos de um braço robótico. Os resultados são promissores.
"Foi uma grande surpresa que o paciente tenha conseguido controlar o braço robótico no primeiro dia em que ele tentou", diz Richard Andersen, pesquisador do Instituto de Tecnologia da Califórnia que coordenou o estudo.
"É impressionante porque ele não pode se mover, mas sempre conseguiu imaginar-se movendo. Então pudemos nos basear nessa imaginação."
O problema, segundo os cientistas, é que, em geral, as pesquisas focam em uma área do cérebro chamada de córtex motor primário, responsável pela execução dos movimentos.
O movimento, conseguido com o implante de um chip nessa região, é "engasgado", brusco e difícil. É como se, para tomar um copo d'água, tivéssemos que pensar em como mexer o ombro, o braço, a mão e os dedos –tudo ao mesmo tempo.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/05/1631943-tetraplegico-mexe-braco-robotico-com-o-poder-da-mente.shtml
Acesso em: 24 março 2015
Conforme os estudos apresentados, neste trecho, dessa pesquisa, podemos afirmar apenas que:
Escolha uma:
a. A pesquisa é bastante irrelevante, pois, com certeza, apresenta muita dificuldade de ser replicada a outros casos.
b. O fato de não conseguir se mover interfere diretamente na imaginação.
c. O resultado da pesquisa foi uma grande surpresa porque controlar movimentos da mão exigem um controle muito maior, que perpassa pelas condições do paciente e os avanços tecnológicos.
d. Mexer um braço robótico com o poder da mente é algo que pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas, mas, ainda, distante da realidade atual por causa de mentes “engasgadas”, segundo os cientistas.
e. Implantar chips no cérebro é algo muito sério, daí a dificuldade de se conseguir voluntários.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
letra a o resultado da pesquisa foi uma grande surpresa porque controlar movimentos da mao exigem um controle muito maior que perpassa pelas condições do paciente e os avanços tecnologicos
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás