História, perguntado por rodrigolima7836, 1 ano atrás

Veja a afirmação do historiador Leslie Bethell:a:o que o historiador quis dizer com"A guerra do Paraguai foi uma guerra civil regional"?b: Explique por que a situação política do Uruguai foi fundamental para o início do conflito.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
70
a) A Guerra do Paraguai iniciou-se em 1864 com o então ditador Francisco Solano. Seu principal objetivo era aumentar o território do país para obter uma saída para o oceano Atlântico.

Os países envolvidos, Argentina, Uruguai e Brasil, tinham interesses pontuais na região da Bacia da Prata por isso o historiador Leslie Bethell disse que a Guerra foi civil e regional, pois envolveu apenas os países a qual pertenciam esta região.

b) Em meio a tensão pré guerra, a Argentina estava incentivando o surgimento de um novo governo no Uruguai que defendia a ideia do 
ressurgimento do antigo Vice Reinado da Prata, uma região que englobava a Argentina, Uruguai e Paraguai. O Brasil por sua vez, com medo desse ideal expansionista e defendendo a livre navegação na Bacia do Prata, ao comando de Dom Pedro II, decidiu intervir na política ao Uruguaia.

Essa intervenção acabou culminando na hostilização do governo brasileiro pelo Paraguaio Solano, que partilhava dos mesmo ideais uruguaios. Ele aprisionou o navio brasileiro Marquês de Olinda, dando início a Guerra do Paraguai.


Perguntas interessantes