História, perguntado por loreehmartins14, 1 ano atrás

vcs sabem quem ganhou as cruzadas (ficou no domínio de jerusalém) e como isso aconteceu???

Soluções para a tarefa

Respondido por eniosilveira5
0

Resposta:

As cruzadas foram expedições militares incentivadas pela Igreja Católica durante os séculos XI e XIII com o objetivo de reconquistar Jerusalém e arredores. O território era denominado na época de Terra Santa. Para os dias de hoje, equivale ao território denominado de Palestina.

Naquele tempo não existia ali o estado de Israel, onde hoje está Jerusalém. Estes territórios eram considerados sagrados para os católicos e perdidos durante a expansão da civilização islâmica.  Mas, também para os adeptos da religião hebraica (judeus) e da religião islâmica (muçulmanos) as mesmas terras eram reivindicadas como sagradas.

Inspirados pelo conceito de JIHAD (guerra santa) os muçulmanos ocuparam vastas regiões no Oriente Médio, Norte da África e mesmo da Europa, no caso a península ibérica (Portugal e Espanha), até o século VIII depois de Cristo.  Tais movimentos, que não limitam se apenas a razões religiosas foram contestados por volta do ano 1095 pelo Papa Urbano II, que conclamou os cristãos para que recuperassem os territórios cristãos, sobremaneira Jerusalém, que estavam ocupados por muçulmanos.

O período em questão apresentava necessidade de mudanças sociais e econômicas, uma vez que o aumento populacional criava problemas quanto a capacidade produtiva de alimentos, bem como a falta de terras para a nobreza, precisamente segundos filhos que não possuíam direitos de herança, tendo em vista que os primogênitos herdavam as terras dos pais. As Cruzadas foram iniciadas em meio a este ambiente.

Diversas expedições partiram da Europa em direção ao Oriente, ora ocupando Jerusalém, e ora sendo desalojadas pelos muçulmanos.  Um dos episódios mais emblemáticos foi a longa batalha de 20 de setembro a 2 de outubro de 1187.

A cidade estava em poder de cristãos fazia um século, mas foi cercada  pelo exército muçulmano do Sultão Saladino, que conseguiu a rendição dos católicos após uma campanha intensa de bombardeio com pedras incendiárias. A imagem acima é uma representação da vitória de Saladino. O episódio entrou para a história com o nome de ‘A espada de Saladino’.

Os católicos reagiram em 1189, com a Terceira Cruzada, com expedições independentes que partiram da França, da Inglaterra, e da Alemanha. A expedição do Rei Ricardo I, da Inglaterra, entrou para a história literária como uma das batalhas de ‘Ricardo Coração de Leão’.

Ao todo foram realizadas nove ‘Cruzadas’. A última Cruzada foi realizada em 1271 e 1272, com uma expedição liderada pelo Príncipe Eduardo I, da Inglaterra, e que permitiu aos Cristãos a permanência em Jerusalém. Porem, em 1291 os muçulmanos retomaram o controle da região, pondo fim ao ciclo das Cruzadas.

Somente após sete séculos de conflitos é que os cristãos recuperaram completamente as terras da península Ibérica (Portugal e Espanha). A última fronteira de resistência muçulmana foi a derrubada do reino muçulmano de Granada, retomado pelos reis católicos da Espanha, em 1492.

Mesmo entre os católicos a longa transição da Reconquista não foi harmônica. A hierarquia católica esteve marcada por episódios de grande obscuridade durante a Idade Média, e mesmo casos de corrupção, onde bispos, abades e até mesmo padres abandonavam as obrigações religiosas e dedicavam-se a uma vida marcada pela riqueza, opulência e luxúria.  

Explicação:

Perguntas interessantes