História, perguntado por sophixx16, 5 meses atrás

Vaticano
O território que compreende o Vaticano foi doado por Pepino (rei dos francos) em 756 d.C. para a Igreja Católica. Porém, o Estado do Vaticano foi oficialmente constituído através do Tratado de Latrão, assinado em 11 de fevereiro de 1929. O ditador italiano Benito Mussolini e o papa Pio XI assinaram o Tratado de Latrão e o de Concordata. Conforme o primeiro, a Itália reconhecia a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano e concedeu indenização pelas perdas territoriais. O Tratado de Concordata tornou o catolicismo a religião oficial da Itália, condição revogada somente em 1984.

Após a criação oficial do Estado do Vaticano, sete papas passaram pelo Trono de São Pedro.

Esse texto destaca a formação territorial de um país que se consolidou com base em aspectos culturais:
hinduístas
judaicos
muçulmanos
cristãos
budista​


Safadao232: cristão

Soluções para a tarefa

Respondido por lumnmendes
11

Resposta:

cristãos

Explicação:

Espero ter ajudado.

Respondido por Guimasf
1

A formação territorial do Vaticano se consolidou com base no cristianismo. Letra D.

História do Vaticano

Entre os anos 752 e 1870, existiam os Estados Pontifícios que se tratavam de um conglomerado de territórios com capital em Roma. Nesse período eram um estado independente sob o comando do Papa.

A unificação italiana (1861) deu origem à Questão Romana. Em 1870, o Reino da Itália anexou os Estados Papais (anteriormente estavam ocupados pelas tropas francesas).

O Papa Pio IX não aceitou a anexação e se declarou prisioneiro dos italianos. Não reconhecia o governo italiano e excomungou o rei. Esses desentendimentos caracterizam a Questão Romana.

Apenas no governo fascista de Mussolini essa situação é resolvida. No Tratado de Latrão de 1929 era criado o Estado Soberano do Vaticano, estado sob o comando da Igreja Católica.

O Vaticano é a sede da Igreja Católica e residência do Papa.

Leia mais sobre Mussolini: https://brainly.com.br/tarefa/4198977

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes