ENEM, perguntado por vinycius9212, 10 meses atrás

Vários resultados recentes da cosmologia observacionalindicam a existência de buracos negros no núcleo ativo degaláxias. A densidade de um buraco negro pode serestimada, de acordo com a Lei da Gravitação Universal deNewton, calculando-se a velocidade de escape de uma"partícula" deslocando-se com a velocidade da luz, nocampo gravitacional do buraco negro. Pode-se afirmar quea existência de buracos negros(A) é inteiramente previsível a partir da Teoria da Gravitação de Newton.(B) poderia ter sido inferida a partir das leis de Keplerpara o movimento de corpos celestes.(C) somente se tornou previsível a partir da formulaçãoda Teoria da Relatividade Restrita, com a imposiçãoda constância da velocidade da luz.(D) somente se tornou previsível a partir da formulaçãoda Teoria da Relatividade Restrita, acrescentada daTeoria Quântica para emissão de corpos negros.(E) somente se tornou previsível a partir da formulaçãoda Teoria da Relatividade Geral.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
6

A alternativa E) é a correta.

A existência de buracos negros somente se tornou previsível a partir da formação da teoria da relatividade.

A teoria da relatividade concebe o espaço-tempo como algo único, e não como algo separado, dando a tudo que existe 4 dimensões, sendo as 3 dimensões espaciais, e uma temporal.

A teoria da relatividade prevê que o tecido do espaço tempo pdoe ser deformado por objetos muitos densos e pesados, e daí é que surge a ideia do buraco negro como algo que distorce o espaço-tempo, já que ele é extremamente denso.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes