Vários povos registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam equitativamente terras ao povo, cobravam impostos e realizam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, chamaríamos de "estatísticas" (SANTOS e CAMÊLO, 2011, p.7).
SANTOS, Thiago Rezende dos; CAMÊLO, Gabriel Juliano. DESCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DADOS: UMA INTRODUÇÃO. Universidade Federal de Ouro Preto - Instituto De Ciências Exatas E Biológicas, Departamento De Matemática, 2011.
Com base nessas informações e no assunto estatística, analise as afirmativas:
I – Estatística é a ciência da coleta, organização, análise e interpretação de dados com o objetivo de conhecimento e tomada de decisão.
II – A coleta, a organização e a descrição dos dados estão a cargo da Estatística Descritiva, enquanto que a análise e a interpretação desses dados ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial.
III – O aspecto essencial da Estatística é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente.
É correto o que se afirma em
Selecione uma alternativa:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e III apenas.
d)
II e III, apenas.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
e) I, II e III.
A estatística é a ciência que estabelece métodos científicos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação dos dados observados.
A Estatística Descritiva é o ramo da estatística que visa resumir e descrever qualquer conjunto de dados. Ou seja, é a parte da estatística que está preocupada em sintetizar os dados de maneira direta, se preocupando menos com variações e intervalos de confiança dos dados.
Exemplos de estatísticas descritivas são: a média, o desvio padrão, a mediana, etc.
Perguntas interessantes