Biologia, perguntado por CarolinaDiniz, 1 ano atrás

vários microrganismos patogênicos podem ser cultivados em laboratórios em condições especiais denominadas " meio de cultura " isto é um meio( sólido ou líquido ) contendo os nutrientes ( açucares, gorduras, proteínas, etc) adequados ao microrganismo, que se multiplica e pode ser estudado. Por que essa técnica não funciona no caso dos vírus? Explique .

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
1887
Olá! Bom vamos lá!

Podemos dizer que os vírus são seres parasitas e que precisam de uma célula para poderem sobreviver. Isso porque os vírus não conseguem realizar as funções vitais (como absorver nutrientes, por exemplo) sozinhos, por isso precisam se alojar em algo que faça isso para ele, a célula é uma maneira de ele conseguir obter tudo o que precisa.

Por isso os vírus não são capazes de sobreviver em um meio de cultura, pois no meio de cultura ele não tem as funções que teria como se estivesse dentro da célula.

Espero ter ajudado em algo!
Respondido por ferretti
162

Os vírus são seres sem organização celular, incapazes de metabolizar por si próprios os elementos que precisam para sobreviver. É correto dizer que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, precisando portanto se "hospedar" em células, e não pode ser criado em colônias, como bactérias ou fungos.

Algumas características dos vírus, que podem deixar mais clara essa situação para você: acelulares (não possuem célula/s), não respiram, sua reprodução depende de células hospedeiras, pois ele não possui RNAt e RNAr, essenciais para o processo reprodutivo.

Por não serem seres "vivos" no sentido de conterem células, os vírus não podem ser mortos por antibióticos. Algumas das doenças mais graves que conhecemos são decorrentes de vírus. É o caso da AIDS (HIV), Dengue, Febre Amarela e Varíola.

Na imagem, um esquema de um vírus. (Capsid = capsídio; molecules of protein = moléculas de proteína).

Quer saber mais sobre os vírus? Clique aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3329847

Anexos:
Perguntas interessantes