Geografia, perguntado por rodriguesraquel63, 1 ano atrás

Vários estudantes viajaram para o Hemisfério Norte, mais especificante para a Europa Ocidental. Passaram alguns meses, em grupos, estudado numa determinada escola européia, e constataram que naquela parte do planeta a duração dos dias e das noites era muito diferente da que se observava em Alagoas. O que justifica essa diferença ?
(A) O Hemisfério Norte recebe sempre mais insolação que o Hemisfério Sul.
(B) O Hemisfério Sul onde se situa o Estado de Alagoas, possui mais águas do que continentes.
(C) A Europa tem relevado mais elevado do que as terras do Hemisfério Sul.
(D) O movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo terrestre justificam a desigualdade de duração dos dias e das noites.

Soluções para a tarefa

Respondido por pccanale
151
A resposta certa é letra D: o movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo terrestre justificam a desigualdade de duração dos dias e das noites.
Respondido por vchinchilla22
6

A diferença da duração dos dias e das noite entre a Europa Ocidental e Alagoas é justificada na Alternativa D:

  • O movimento de translação da Terra e a inclinação do eixo terrestre justificam a desigualdade de duração dos dias e das noites.

Duração dos dias e noites

A duração dos dias e noites pode mudar ao longo do ano, por causa dos movimentos da Terras e ao seu eixo de inclinação, que faz com que os raios de luz solar incidam de forma diferente ao longo do eixo, chegando de forma diferente a cada localidade do mundo:

  • Na zona central que corresponde ao Equador, a luz permanece constante ao longo do ano, pelo que a duração dos seus dias não varia.

  • Nos polos, dia e noite duram 24 horas, sendo 6 meses de dia e 6 meses de noite.

  • Nas zonas temperadas, durante o verão, a luz está mais concentrada em um dos hemisférios, os dias serão mais longos e no inverno mais curtos.

Entenda mais sobre as estações do ano: https://brainly.com.br/tarefa/42896727

Anexos:
Perguntas interessantes