Vários autores têm assinalado que não devemos trabalhar o erro na perspectiva da punição, do castigo, do medo, mas ressignificá-lo, como nos diz Luckesi, trabalhar o erro não como fonte de castigo, mas como fonte de virtude. A mudança proposta na forma de lidar com o erro na escola significa que:
I – Não devemos corrigir as atividades dos estudantes, nem apontar os seus erros.
II – O erro deve ser objeto de análise tanto por professores como por alunos, pois a reflexão, a indagação acerca dos motivos dos erros pode evidenciar caminhos para avançar na aprendizagem.
III – Na perspectiva construtivista o erro indica uma hipótese, uma forma de raciocinar, que se não é a que leva a resposta esperada, é reveladora de como o estudante está pensando e desenvolvendo sua inteligência, devendo o professor retroalimentar o processo de ensino-aprendizagem tendo em conta os erros cometidos.
IV- A perspectiva atual de avaliação indica que devemos colocar o erro no centro da avaliação e do planejamento docente, construindo uma pedagogia baseada no erro.
V – O erro somente tem valor como fonte de enriquecimento, de virtude, se ele for observado apenas pelo aluno como reflexão sobre os erros que ele cometeu e não pelo professor.
Considerando as afirmações sobre o currículo escolar, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I, II, IV.
b. Apenas I, IV, V.
c. Apenas I, III, V.
d. Apenas II, IV, V.
e. Apenas II, III, V
A RESPOSTA CORRETA É
II; III; V
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
a resposta errada e a letra (d)
gleicyanedemora:
a letra d não está correta não
Respondido por
34
Alternativa corrreta é: Apenas II, III, V
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás