Várias foram as condições históricas que tornaram possível o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga. Nesse sentido, podemos destacar o surgimento da moeda, do calendário, da vida pública, do alfabeto grego, das grandes viagens marítimas para buscar novas rotas comerciais e o surgimento da política. Todos esses acontecimentos foram determinantes para que o conhecimento filosófico surgisse na Grécia, por volta dos séculos VII e VI a.C. Sobre o tema do surgimento da Filosofia na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
A - O surgimento da vida pública e da política foi determinante para a origem da Filosofia porque fez com que as pessoas participassem da criação das leis da pólis (cidade-estado), e alguns conceitos abstratos, como justiça e bondade, passaram a exigir uma definição conceitual racional para convencer os cidadãos a votarem nas leis que fossem racionalmente melhores e mais justas.
B - Não surgiu vida publica .
C - As cidades estado são um mito contado pelos gregos
D - O conceito de cidade estado foi usado pela primeira vez como uma catalogação dos livros de Aristóteles
É correta a alternativa A.
A filosofia, se não nasceu, ganhou expressão social por causa do desenvolvimento cultural dos gregos, que passaram a determinar a política cada vez menos pela autoridade "de sangue", tradicional, e cada vez mais pelo debate público de ideias divergentes.
Com isto surgem modelos alternativos para explicar a natureza, não mais baseados na tradição e nos mitos, mas na razão e na demonstração das ideias por meio da sua validade intrínseca, de modo que fundaram-se as primeiras instituições de ensino de filosofia e ela colaborou para o desenvolvimento da sociedade grega.