Geografia, perguntado por marciri6aafelia, 1 ano atrás

vantagens e desvantagens da energia hidrelétrica? heeelllpppp :)

Soluções para a tarefa

Respondido por rayregina000
5
Vantagens: É uma energia limpa, já que não envolve nenhum processo de queima de combustível para ser gerada; 
É útil em países com grande vazão hidrográficas (rios, bacias) e acidentes geográficos (quedas d'agua por exemplo);
Desvantagens: Inundação de extensas áreas biomas (florestas, etc.); 
desapropriação de pessoas, de municípios ou regiões; 
Contribui como efeito estufa com a inundação de florestas (árvores submersas geram gases tóxicos). 
Respondido por Taksh
1

A energia hidrelétrica é uma forma de energia alternativa que é obtida de rios e lagos por meio de condutos forçados que aproveitam o movimento gerado pela queda das massas de água.

O movimento natural dos cursos d'água, de fato, produz energia cinética, que, graças a sistemas especiais equipados com turbina e alternador, é transformada em eletricidade, enquanto um difusor e um tanque de retorno representam a parte final de uma usina hidrelétrica.

As turbinas, acionadas pela massa de água em movimento, são posicionadas em uma posição de desnível em relação à massa de água, cujo aumento corresponde a uma maior potência do sistema hidráulico.

A energia hidrelétrica é hoje considerada uma forma de energia limpa e renovável, pois não é responsável por emissões nocivas para a atmosfera e não está sujeita a esgotamento, razão pela qual é uma das fontes de energia mais vantajosas.

No entanto, embora seu impacto ambiental seja bastante pequeno, as usinas hidrelétricas também podem gerar inúmeras desvantagens para o meio ambiente, bem como um risco hidrogeológico das áreas construídas.

Aqui estão as principais vantagens e desvantagens da hidroeletricidade em detalhes.

Hidrelétrica: principais vantagens

A energia hidrelétrica é uma das principais formas de energia renovável capaz de substituir a exploração de combustíveis fósseis e reduzir significativamente a poluição atmosférica.

Além disso, as principais vantagens relacionadas à exploração de energia hidrelétrica são:

Recuperação de áreas pantanosas

As usinas hidrelétricas permitem proteger áreas pantanosas e eliminar o perigo de inundações graças à contenção dos cursos d'água por meio de barragens.

Em áreas com alto índice pluviométrico, possibilitam a liberação controlada de água dos rios, regulando o jato de forma constante e regular.

Limpeza e resfriamento de rios

A inclinação da hidrelétrica garante a adequada limpeza e navegabilidade dos cursos d'água por meio da retenção de galhos e árvores.

Irrigação

Graças às hidrelétricas, é possível ter reservas de água mesmo em períodos de seca, garantindo uma fonte contínua de energia elétrica.

Contenção de custos

A produção de energia por meio de usinas hidrelétricas tem custos bastante baixos, ditados por custos de manutenção e operação particularmente vantajosos e econômicos, especialmente quando comparados aos de usinas nucleares ou a carvão.

A instalação deste tipo de sistemas por particulares, de facto, permite a exploração de um dos sistemas mais baratos para a satisfação das suas necessidades energéticas.

Se, por um lado, o investimento inicial para a construção de uma usina hidrelétrica pode ser aparentemente alto, as hidrelétricas garantem uma disponibilidade contínua de matéria - prima ao longo do tempo de forma gratuita e permitem que ela seja fornecida em um tempo muito curto.

Energia hidrelétrica: principais desvantagens

Embora, como vimos, a energia hidrelétrica seja particularmente benéfica para o meio ambiente, ela possui alguns aspectos negativos aos quais, infelizmente, é necessário prestar atenção antes de instalar esse tipo de usina.

As principais desvantagens da hidroeletricidade são:

Mudanças ambientais

A total dependência dos agentes atmosféricos torna a operação das hidrelétricas bastante sensível às mudanças climáticas e às mudanças nas condições climáticas, expondo - as a altos riscos em um período de estiagem prolongada.

A construção de barragens e condutos forçados, além de causar uma desfiguração do meio ambiente, desencadeia possíveis alterações ambientais que têm um impacto particular na flora e fauna.

Especialmente próximo aos rios, a construção das usinas gera o desaparecimento de algumas espécies de peixes, em especial o salmão, que não consegue depositar seus ovos durante a migração.

Algumas tecnologias, como a escada, agora são usadas para ajudá - los a chegar ao local de deposição, permitindo-lhes nadar contra a corrente e superar barragens.

O ruído do sistema também gera a transferência de habitantes locais e espécies nativas, que tendem a se afastar, contribuindo para a alteração dos ecossistemas e da paisagem.

Presença de produtos químicos

Além de representar um perigo para os habitats naturais, as usinas hidrelétricas também podem prejudicar os leitos dos rios devido aos baixos níveis de oxigênio dissolvido na água.

Além disso, as barragens podem causar erosão costeira ao impedir o transporte de materiais sólidos, como cascalho e areia.

Em conclusão, portanto, pode - se dizer que a exploração dos recursos hídricos pode representar uma solução vantajosa para investir na salvaguarda da saúde do Planeta e na produção de energia limpa.

No entanto, justamente pelas desvantagens associadas à construção de usinas hidrelétricas, é necessário saber combinar com sabedoria o progresso tecnológico e a atenção ao meio ambiente para que a energia hidrelétrica se torne um recurso válido para a humanidade.

Perguntas interessantes