Van Rensselaer Potter, que publicou, em 1970, o artigo “Bioética: ciência da sobrevivência”, e, logo depois, o livro Bioética: ponte para o futuro. Preocupado com os avanços que a ciência estava trazendo, principalmente em biotecnologia. Potter defende:
a.
Um novo ramo do conhecimento que auxiliasse a reflexão sobre as possíveis implicações e consequências positivas/ ou negativas desses avanços sobre a vida.
b.
Objetivo de se dedicar aos novos estudos que são propostos na área de reprodução humana.
c.
Uma reflexão às demandas em relação à vida à garantia de sua perpetuação e qualidade, pensamento intrinsecamente ligado à idéia de sustentabilidade.
d.
Deve ser pensada não por um só profissional ou por apenas uma área específica, como a Medicina, mas deve ser trabalhada por diversas áreas do conhecimento.
e.
A reflexão da Bioética passa pela premissa de que o progresso científico não é um mal em si mesmo e que as “verdades científicas” não podem substituir a vida como fim em si mesma.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Potter, preocupado com os avanços que a ciência estava trazendo, principalmente em biotecnologia defende:
e. A reflexão da Bioética passa pela premissa de que o progresso científico não é um mal em si mesmo e que as “verdades científicas” não podem substituir a vida como fim em si mesma.
O termo Bioética foi cunhado por Van Rensselaer Potter na década de 70, para designar uma nova ciência, que seria a ligação entre as ciências médicas empíricas e as ciências humanas, especificamente a ética.
A finalidade de Potter era o de preservar a vida, diante dos avanços de uma ciência não necessariamente coroada pela sabedoria e que por fim, poderia por em risco toda a vida no planeta.
Bons estudos!
Perguntas interessantes