Vamos supor que a velocidade da luz é igual a
300 km/h
e estamos com uma lanterna em um foguete que está a
299 km/h
se ligar a lanterna
vai dar pra ver a luz indo para os lugares?
Inverti
sem querer na imagem
as velocidades estão ao contrário.
Soluções para a tarefa
Resposta: Seguindo o exemplo da figura, não dá para ver a luz se expandindo.
Explicação: Podemos ter 3 situações: sendo que em ambas o foguete carrega a lanterna. Obs: vamos considerar que a ponta da lanterna está na mesma linha da extremidade da frente do foguete.
Na primeira situação, a velocidade da luz seria igual ao da lanterna (300km/h). Nesse caso a lanterna só iluminaria até a linha da extremidade da frente do foguete, ou seja, é como se tivessemos dois corredores(foguete e a luz) e eles sempre percorressem lado a lado. A luz ou o foguete não seriam ultrapassados, o que não é suiciente para iluminar o trajeto para o foguete.
Na segunda situação, a luz seria 300 km/h e o foguete 299km/h. nesse caso se permanecessem com essas velocidades constantemente, depois de uma hora, a luz estaria a 1km a frente do foguete, iluminando o percurso.
Na terceira situação, teriamos a luz da lanterna com 299km/h e o foguete com 300km/h. Nesse caso, apesar de a lanterna(objeto) acompanhar o foguete , a luz nao irá. É como se a lanterna jogasse um feixe de luz ,que se desprende da lanterna, e em seguida fosse ultrapassado pelo foguete. Logo a luz, que sairia na mesma linha da extremidade frontal do foguete, nunca conseguiria tomar a posição da frente, ou seja, ficar em primeiro lugar. Isso faz com que o caminho não seja iluminado e, consequentemente, não dá para ver, para quem está dentro do foguete, a luz se expandindo.
Questão interessante. Qualquer dúvida fique à vontade. Bons estudos!!!
Só surgem a noite na hora de dormir