Vamos retroceder no tempo: “A década de 30 (1931-1940) [...] foi a década do rádio [...]. Possuir um rádio era estar em contato com o mundo. O próprio governo de Getúlio Vargas criou, com objetivos políticos, o programa A Hora do Brasil [...].”
SIEBERT, Célia. História do estado do Rio de Janeiro. São Paulo: FTD, 2005. p. 18-19.
Através do rádio, Getúlio Vargas pretendia aproximar-se cada vez mais das massas populares. Com o rádio, era possível estar perto do povo, sem mesmo ter contato físico com ele. Ciente disso, em 1939, Vargas criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
2. Levando em consideração seus conhecimentos sobre o período, qual o papel do DIP na consolidação do Estado Novo (1937-45)?
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
alternativa B
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
1. b) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.
2. b) O DIP era responsável por engrandecer os atos do governo, buscando sempre exaltar a figura do presidente. O DIP controlava os meios de comunicação, além de realizar censura e promover eventos culturais que valorizassem a figura de Vargas.
Explicação:
loverarayka:
1 b 2b essa sua resposta está incorreta
Perguntas interessantes