Vamos ao desafio!
A análise sociológica da religião leva em conta a interferência da religião na cultura, tanto dentro do quadro de valores sociais internos que a religião propõe manifestamente, quanto dos seus efeitos sociais externos não manifestos, latentes. Do ponto de vista manifesto, uma religião pode pregar a tolerância e a paz interna, como no budismo, uma vida simples e a compaixão com o próximo, como no cristianismo, ou o fechamento de relacionamentos íntimos com pessoas de outra religião, como no judaísmo e islamismo. Nesses três diferentes casos, os dogmas religiosos interferem diretamente no modelo de integração social na forma de regras ou crenças, o que é sua função manifesta. Como papel latente, a religião pode oferecer locais de agrupamentos de pessoas iguais, diferentes ou formas de inserção em grupos, culturas ou países. Ela pode servir como apoio social a questões existenciais, por exemplo, a morte, ou como retenção de problemas sociais em tempos de crises econômicas ou políticas. O papel da religião na sociedade é amplamente discutido na Sociologia da religião, no entanto o contrário também pode ser objeto de discussão: o papel da sociedade e da cultura nas mudanças da religião. No entanto, enquanto visão de mundo, a religião é totalizante, pois da visão de um religioso o mundo aparece como fruto daquelas crenças religiosas. O caminho inverso é diferente, pois não utilizamos, enquanto pessoas religiosas, a análise da própria cultura como relativização da religião, em razão do caráter de verdade absoluta que a religião entrega. Dado isso, responda às seguintes questões:
a) É a religião que molda a cultura ou a cultura que molda a religião?
b) As religiões, como fenômeno da vida social, podem se modificar com a sociedade ou se mantêm firmes, prezando pela perpetuação dos princípios e valores que prega?
Orientação de resposta
- Pense na religião como fenômeno cultural e, portanto, também mutável.
- Discuta os tipos de religião mais abertos e mais fechados a transformações.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A) a cultura que molda a religiao B) prezando pela perpetuaçao dos principios e valores que prega, cada um tem uma religiao e sempre seguira ela. espero ter ajudado
Respondido por
10
a) Na verdade, podemos compreender que ambos se complementam. Isso acontece porque ambos são definidores da moral.
Tanto na religião quanto na cultura, podemos observar a presença de valores morais que são capazes de definir o que é certo ou errado.
b) Com base em nossa realidade global, podemos observar que as religiões podem se modificar com a sociedade. Como exemplo, podemos destacar o fato de a Igreja Católica aceitar pessoas (ou fieis) com essa opção sexual.
Cuide-se bem!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Administração,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás