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Soluções para a tarefa
Resposta:
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual
O Fauvismo (ou Fovismo) foi um movimento artístico heterogêneo associado à pintura e teve sua origem na França no início do século XX. Essa tendência foi desenvolvida entre os anos de 1905 e 1907.
A principal característica desse movimento foi a utilização da cor pura, sem misturas, de modo a delimitar, dar volume, relevo e perspectiva às obras.
História do Fauvismo
A dança (1909), de Henri Matisse, é uma obra com características fauvistas
O Fauvismo teve início ainda no ano de 1901, na França. Porém, ele só foi reconhecido como uma corrente artística em 1905.
Nesse momento, os artistas que compunham o movimento, fizeram a primeira aparição pública no "Salão de Outono", em Paris. No ano seguinte, em 1906, organizaram uma exposição no "Salão dos Independentes".
Foi justamente nessa ocasião que o grupo recebeu o nome les fauves, expressão francesa que significa “as feras”.
Os artistas foram chamados de "feras", ou "selvagens", pelo renomado crítico de arte Louis Vauxcelles (1870-1943), quando ele tentou descrever a sensação causada ao observar uma única obra clássica cercada por pinturas fauvistas.
A arte fauvista busca levar o ser humano ao seu estado natural por meio de uma estética primitivista, tal qual o estado de pureza das criações infantis. Essas características também estão presentes na chamada Arte Naif.
Os artistas deste movimento não se preocupavam com os aspectos da composição na pintura, mas sim com as qualidades expressivas que a interpretação pessoal poderia causar.
Sem medo de questionar os cânones tradicionais, esse estilo de pintura constituiu-se como uma arte do equilíbrio, da pureza, da glorificação dos instintos e das sensações vitais. Isso tudo, constituído pelas impressões visuais impetuosas dos artistas em suas telas.
Além disso, o Fauvismo evitou os temas mais deprimentes. Também relegou ao segundo plano aspectos como a forma e conteúdo. Além disso, buscava representar assuntos leves e alegres, sem conotação política ou crítica.
Principais Características do Fauvismo
Dentre as características mais marcantes do movimento fauvista, destacam-se:
utilização de cores puras;
emprego arbitrário da cor;
simplificação das formas;
não compromisso com a representação fiel à realidade;
influência da arte primitivista;
influência da arte pós-impressionista.
A siesta (1892-94), de Paul Gauguin. O artista foi uma das inspirações para o movimento fauvista
Havia a predominância do uso de cores fortes e vibrantes (roxo, verde, amarelo, azul e vermelho), utilizadas de modo arbitrário e sem correspondência com o real.
Estas cores, sempre em seu estado puro, simplificavam as formas. Assim, elas delimitavam e modelavam o volume, por meio de uma gradação fraca ou inexistentes de matizes de cor.
Outro aspecto importante são as pinceladas largas e espontâneas, com as quais os artistas fauvistas delimitavam os planos e criavam sensação de profundidade.
Veja também: Pós-Impressionismo
Principais Artistas e Obras do Fauvismo
O Fauvismo não foi uma corrente artística coesa e organizada, mas reunia artistas que compartilharam características comuns nas pinturas durante aquele período.
Dentre os nomes que influenciaram o movimento estão Van Gogh (1853-1890) e Paul Gauguin (1848-1903).
Com suas pinceladas fortes, cores vibrantes e emotivas, ou mesmo com o primitivismo sintetizador da natureza, ambos contribuíram para essa vertente da arte.
No entanto, os principais artistas fauvistas foram:
Henri Matisse (1869-1954)
Retrato da Madame Matisse (1905), de Matisse. À direita, detalhe da expressão da mulher com uma risca verde central
Veja também: Henri Matisse
Paul Cézanne (1839-1906)
Natureza morta com suporte de flor (1905), de Paul Cézanne
Veja também: Paul Cézanne
Georges Braque (1882-1963)
Costa do mar amarela (1906), de Georges Braque
Albert Marquet (1875-1947)
A praia de Fecamp (1906), de Albert Marquet
Andre Derain (1880-1954)
Estaque (1905), de Andre Derain
Jean Puy (1876-1960)
Passeio sobre os pinheiros (1905), de Jean Puy
Kees Van Dongen (1877-1968)
Mulher no balaústre (1911), de Kees Van Dongen
Maurice de Vlaminck (1876-1958)
O restaurante (1905), de Maurice de Vlaminck
Raoul Dufy (1877-1953)
Os banhistas (1907), de Raoul Dufy
Confira também essa seleção de questões que separamos para você testar seus conhecimentos: Exercícios sobre Vanguardas Europeias.
Para saber sobre outras vertentes da arte, leia:
Impressionismo
Expressionismo
Surrealismo
Cubismo
Futurismo
Dadaísmo
Veja também: História da Arte: definição, aspectos e períodos
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Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.
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Explicação:
Tá ai
Resposta:
Era uma vez uma doce menininha. Todos a chamavam de Chapeuzinho Vermelho, porque ela sempre usava uma capa vermelha que a sua avó havia lhe dado de presente.
Um dia, a mãe de Chapeuzinho Vermelho disse:
– Aqui, filha, pegue esta cesta e leve para sua vovó. Aí dentro tem pão, manteiga, bolo e frutas. Ela está se sentindo doente e espero que isso faça com que ela fique melhor. Não converse com estranhos, não saia do caminho e vá direto para a casa de sua avó.
A avó de Chapeuzinho Vermelho morava há meia hora de distância por dentro da floresta, do lado de fora da aldeia. Então Chapeuzinho Vermelho saiu logo de casa. Assim que ela entrou na floresta, apareceu um lobo por detrás de uma árvore. Ela não se assustou, porque ela não sabia que lobos são perigosos.
– Bom dia, Chapeuzinho Vermelho! – o lobo cumprimentou.
– Bom dia, Senhor Lobo – ela respondeu.
– Para onde você vai?
– Estou indo visitar minha vovó, porque ela não está se sentindo bem.
– O que você tem aí dentro da cesta? – perguntou o lobo.
– Eu tenho pães, manteiga, bolo e frutas para levar para minha vó!
– Excelente! E onde sua vovozinha mora?- perguntou o lobo, e Chapeuzinho Vermelho explicou exatamente o local da casa da sua avó.
Eles andaram juntos por um tempo. Aí, o lobo falou:
– Olha que lindas flores que temos aqui! Por que você não pega algumas delas para sua vovó?
Ela olhou em volta e viu todas aquelas flores lindas. Chapeuzinho Vermelho achou que sua vovó ficaria muito feliz em ganhar flores e, mesmo depois do conselho de sua mãe, saiu do caminho para colhê-las.
Chapeuzinho Vermelho foi para dentro da floresta densa para colher as flores, e o lobo foi direto para a casa da vovó. Ele bateu na porta e escutou uma voz lá de dentro da casa:
– Quem é?
– Sou eu, Chapeuzinho Vermelho. Eu trouxe pão, manteiga, bolo e frutas! – disse o lobo, disfarçando a voz.
– Ah, que gentileza! Empurre bem a porta para entrar. Eu não tenho forças para ir aí abrir.
O lobo entrou na casa, foi até a cama da velhinha e a prendeu no armário para comer mais tarde! Aí, ele vestiu as roupas dela e deitou na cama.
Quando Chapeuzinho Vermelho chegou na casa de sua avó, ela percebeu que a porta estava aberta. Ela entrou e foi até o quarto.
Normalmente ela sentia-se muito feliz na casa de sua vovó, mas naquele dia havia algo de estranho.
– Bom dia! – disse Chapeuzinho Vermelho, mas ninguém respondeu.
A vovó estava com uma aparência estranha.
– Nossa, Vó, que orelhas grandes você tem! – exclamou Chapeuzinho Vermelho.
– É para te escutar melhor! – o lobo respondeu, disfarçando a voz.
– Puxa, Vovó, que olhos grandes você tem!
– É para te ver melhor!
– Vovó, que mãos enormes você tem!
– É para te tocar melhor! – o lobo disse.
– Uau, Vovó, que boca enorme você tem! – exclamou Chapeuzinho Vermelho.
– É para te comer melhor!!!
O lobo gritou, pulou fora da cama e começou a perseguir a Chapeuzinho Vermelho pela floresta!
Um caçador que estava passando por perto, escutou a gritaria e correu para ajudar. Assim que viu que era o lobo ele pensou:
– Finalmente encontrei!
O caçador estava atrás desse lobo há muito tempo!
Ele conseguiu alcançar o lobo e o capturou salvando a Chapeuzinho que disse:
– Obrigada! Precisamos agora descobrir onde está minha avozinha!
Ele então obrigou o lobo a contar onde tinha escondido e foram salvar a pobre velhinha. Depois disso mandou o lobo para um lugar onde nunca mais pudesse perseguir nem comer ninguém.
Os três então foram comer o bolo e frutas que a Chapeuzinho tinha levado para a vovó, felizes em saber que o lobo não seria mais um perigo para eles. Depois desse dia ela decidiu nunca mais sair do caminho e escutar com mais atenção o que a sua mãe tem a dizer!