Português, perguntado por LucasKirsch, 1 ano atrás

VALENDO 99 PONTOS !

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

O trecho abaixo foi extraído de uma crônica de Luís Fernando Veríssimo e sugere uma interessante situação narrativa. Leia-o com atenção e, a seguir, faça o que se pede.

“Um dia as duas fizeram um pacto. Se reuniriam dali a 20 anos naquele mesmo lugar. Acontecesse o que acontecesse, nenhuma podia faltar ao encontro. Mesmo que tivesse que vir de longe. Mesmo que estivesse morta! E selaram o pacto não com sangue, mas com chantili na testa, já que estavam numa sorveteria. Para não esquecer. Tinham 15 anos.
Vinte anos depois, uma mulher entrou numa locadora de vídeo e perguntou:
-Aqui não era uma sorveteria?
O funcionário não sabia, o dono disse que, quando comprara, a loja era um depósito. Sorveteria? Só se fosse há muito tempo. A mulher agradeceu e ficou olhando as fitas enquanto esperava. Era melhor que a outra não aparecesse, mesmo. Tinham se separado. Nunca mais tinham se visto. Que tipo de conversa poderiam ter?
-Eu? Não fiz nada! Não me formei, não namorei, não me casei, não viajei, nada. Estou com 35 anos e ainda não tive uma vida.
Já estava quase desistindo e indo embora, convencida de que a outra não apareceria, quando a viu entrar na loja.”

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. Chantili. In: Histórias Brasileiras de Verão. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.)

PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE TEXTO:

Sua tarefa narrativa é desenvolver a história do encontro das duas amigas, passados vinte anos do “pacto” que fizeram na antiga sorveteria. Mantenha o mesmo narrador (onisciente), o mesmo foco narrativo (3a pessoa) e procure desenvolver o seu texto a partir de uma perspectiva compatível com as características da personagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por JackeRud
15
Chamou-a no canto da loja, disse uma frase que somente a amiga do passado entenderia; e, como esperado, ela correspondeu. Não sabendo conter sua imensa alegria, caiu em prantos e abraçou-a, mesmo parecendo não gostar. Sentaram para conversar, mesmo ela sabendo que não teria muito assunto, ela tinha que cumprir com o combinado. -Não tinha certeza se viria; na verdade ja estava quase indo embora, quando vc chegou. -Não gosto muito de voltar atrás com a minha palavra, então...aqui estou eu! Houve uma pequena pausa, que pareceu ser muito longa pra ela, até que o celular de sua amiga tocou: -Alô, boa tarde... estou em Limeira...nada importante...posso...ok...chego ai em alguns minutos...tchau. A situação na qual estavam era tensa, mas ela começou a falar: -Você ja vai? -Sim, vou. Tenho uma reunião muito importante para ir; se pudesse ficar, ficava; mas eu realmente preciso ir. Ela estava tão nervosa, não pensou direito e respondeu: -Não tem problema! Me passe o seu número do celular e nós marcamos pra outro dia! -Acho difícil você me encontrar com algum tempo vago; mas tente. Meu número é 997568311. -Ok. Te ligo amanhã para marcarmos. No outro dia, bem cedo, ela tentou ligar ao numero dado, mas ninguém atendia. -Pode ser que ela ainda esteja dormindo, ligo maos tarde.- Pensou ela. Ao ligar mais tarde, a mesma resposta. E depois de muitas tentativas ela percebeu que a amiga havia passado o numero errado e que dificilmente voltaria a vê-la.
Respondido por Liziamarcia
24
Quando a viu entrar na loja .Era uma moça bonita , um pouco gordinha , roupas surradas . Bem diferente da minha amiga " esnobe " do colegial . Como mudou nestes anos , a " miss coqueluche" , a garota mais cortejada da escola ! Mas quando me viu , deu -me o mesmo sorriso cativante , chegou em minha mesa , me abraçou como se fosse ontem , a nossa despedida . Foi então que percebemos que aquele tempo passado , parecia não ter existido , e na mesma hora passamos a falar das boas lembranças . Conversamos por muito tempo , a vida nos levou para caminhos diversos , construímos famílias ,realizamos sonhos , e esquecemos as amizades queridas do passado . O tempo passou rápido , e logo percebemos que era hora de ir . Mas desta vez não iremos nos desencontrar , trocamos fotos pelo celular , telefone e e-mails e marcamos um novo encontro não semana que vem para conhecermos as famílias que constituímos .
Perguntas interessantes