VALENDO 50 PTS
Façam um resumo do que era feudalismo e como a sociedade feudal funcionava.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que vigorou durante parte da Idade Média em diversos territórios da Europa.
Seu nome deriva de “feudo”, terras que estavam sob poder dos senhores feudais, concentravam a produção agrícola no período, e onde vivia a maior parte da população.
O feudalismo viveu seu auge durante a Alta Idade Média, entre os séculos IX e XI, e se caracterizou pela descentralização política, e por isso se manifestou de forma diferente em cada região.
Dessa forma, quando estudamos esse sistema, é necessário destacar que os conceitos apresentados são generalizações para facilitar sua compreensão, e que cada caso possui especificidades.
Com o declínio do Império Romano do Ocidente, e as invasões bárbaras que o levaram ao fim, em 476, diversos povos de origem germânica se instalaram na Europa. Com o aumento dos conflitos e as dificuldades da vida nas cidades, parte da população passou a procurar abrigo e recursos para subsistência nas áreas rurais.
Em decorrência desse processo, a partir do século IX, onde hoje está localizada a França, teve início um sistema de organização política, econômica e social que posteriormente seria denominado feudalismo.
Suas características principais foram a descentralização política, ruralização, ou seja, concentração da população e da produção nas áreas rurais, estabelecimento de uma rígida hierarquia social, e o fortalecimento do cristianismo, com o aumento de sua influência na esfera política e social.
Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa
Estrutura social
De maneira geral, a sociedade feudal era caracterizada por uma estrutura social rígida, que não permitia quase nenhuma mobilidade social. Ou seja, a posição na hierarquia social era determinada pelo nascimento.
As três principais ordens na sociedade medieval eram:
Clero: composto por membros de Igreja;
Nobreza: ocupava um lugar privilegiado na sociedade medieval, e era formada pelos grandes proprietários de terra, chamados de cavaleiros e senhores feudais;
Povo: na base da pirâmide social estavam os servos, principal força de trabalho nos feudos, que destinavam a maior parte de sua produção aos senhores. Também existiam os vilões, trabalhadores pobres que viviam nas vilas, e escravos, em menor número, geralmente ligados às atividades domésticas.
As relações sociais predominantes nessa estrutura eram chamadas de feudo-vassálicas. O surgimento dos senhores feudais se deu a partir de relações entre suseranos e vassalos.
Nesse tipo de relação, um suserano (o maior deles era o rei), grande senhor de terras, “doava” um pedaço de suas terras para outro membro da nobreza, que passava a ser seu vassalo.
Por sua vez, o vassalo lhe retribuía com proteção militar. Após receber a terra, ou feudo, o vassalo se tornava um senhor feudal, exercendo poderes quase absolutos sobre sua propriedade.