História, perguntado por mateusgoncalves3215, 11 meses atrás

Valendo 25 pontos! Perguntas sobre o filme Carlota Joaquina 1- que contexto é encontrado por Carlota logo a de sua chegada á corte portuguesa? 2- Como Carlota é apresentada no aspecto politico? (influencias, intrigas) 3- o filme é cômico e satirico, aponte quais "foram os exageros" da diretora Carla Camurati e quais aspectos o filme retratou exatamente a época a qual se reportava. 4- No final do Filme, o personagem narrador diz a seguinte frase sobre a história: "O problema da História é que, quanto mais se' lê, menos se sabe. Cada um tem uma versão diferente do mesmo fato. Quem sabe?" Faça uma reflexão critica sobre essa afirmação.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeannecardoson
16
Respostas:

1. No filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, a jovem princesa espanhola Carlota Joaquina sai de uma animada corte para um contexto totalmente diferente. Segundo o filme, a corte portuguesa era muito formal e mesmo triste, principalmente porque a rainha Maria I de Portugal, também chamada de 'a louca', era uma religiosa fanática.

2. No filme Carlota é apresentada como uma mulher ambiciosa. São retratadas várias conspirações formadas por ela, inclusive em contradição com a regência do esposo, D. João VI.

3. Os exageros mais evidentes estão na caracterização dos personagens D. Carlota e D. João. D. João é apresentado como um homem excessivamente fraco e D. Carlota como uma mulher que teve inúmeros amantes. Hoje a historiografia tem apresentado esses personagens históricos de forma diferente: embora D. João fosse considerado indeciso, sua cautela possibilitou a continuidade da Casa de Bragança frente à ameaça de Napoleão, e não há provas de que D. Carlota tenha de fato tido amantes. Na realidade, ela tem sido reconhecida como uma mulher muito inteligente e à frente de sua época quando se trata de política.

O filme retratou bem o figurino, costumes da época, e alguns acontecimentos, com o ataque de piolhos que fez as mulheres da corte portuguesa cortarem o cabelo na viagem até o Brasil.

4. Sobre essa afirmação, existem algumas controvérsias. A maioria dos historiadores concorda que saber exatamente o que aconteceu no passado é impossível (seria preciso uma máquina do tempo) mas é possível estudar e entender as visões e opiniões sobre os fatos históricos, como eles se desenvolveram e chegaram a um determinado resultado, ou consequência.


Perguntas interessantes