Física, perguntado por FellipeCampos, 1 ano atrás

VALENDO 20 PONTOS:Como descrever um gráfico isovolumétrico, isobárico e isotérmico

Soluções para a tarefa

Respondido por mourellefabio
3
Transformação isotérmica

Existem várias maneiras de realizarmos uma transformação gasosa. As três variáveis de estado, volume, pressão e temperatura podem se alterar, ao mesmo tempo, em uma dada transformação. Mas é comum fazer-se o estudo particularizado das transformações em que uma das variáveis de estado permanece constante. São elas:

Transformação isotérmica
Numa transformação isotérmica, a temperatura permanece constante, variando a pressão e o volume da massa gasosa. Então, o valor final da temperatura é igual ao valor inicial (T0 = T1). Assim, utilizando a Lei Geral dos Gases ideais, temos: 

p0V0=p1V1

Essa fórmula, que traduz a denominada Lei de Boyle, mostra que, na transformação isotérmica, a pressão e o volume do gás são inversamente proporcionais. Se construirmos um gráfico no qual colocamos os valores da pressão no eixo das ordenadas e os valores do volume no eixo das abscissas, essa proporcionalidade inversa é representada por uma curva denominada isoterma, que é uma hipérbole equilátera, cujos ramos jamais tocam os eixos, uma vez que nem pressão nem volume podem se anular.

Perguntas interessantes