Vale recordar que a ideia de colaboração mais efetiva da empresa com temas ligados à área social não é nenhuma novidade. Robert Owen (1773 – 1858), sociólogo inglês, se tornou um próspero industrial, que acreditava numa relação mais solidária entre o capital e o trabalho. Assim, aplicou algumas ideias nas empresas que ele passou a dirigir, como diminuição da jornada diária de trabalho, aumento nominal dos salários e implementação de creches, hospitais e escolas para os filhos dos funcionários. O resultado foi um crescimento extraordinário dos lucros, além de suas empresas passarem a se tornar um referencial para a legislação social. Owen preocupou-se com as condições desumanas dos trabalhadores. Sua crença baseava-se na impossibilidade de se formar uma pessoa superior, num sistema egoísta e explorador como era o capitalismo daquela época.
COLPO, C. D. Responsabilidade social e trabalho decente no paradigma organizacional. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. UERJ. 2005.
Embora Robert Owen tenha se preocupado com as condições dos trabalhadores no século XIX, este não era o foco de algumas escolas administrativas que surgiram anos depois.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma escola administrativa e suas características.
Escolha uma opção:
a.
A Teoria Clássica teve como precursor Henry Fayol e suas preocupações centrais eram a padronização de ferramentas e instrumentos, o estudo do tempo padrão de produção e as interações do homem no meio organizacional.
b.
A Teoria Humanística tinha como foco principal o estudo dos grupos e sua interação, bem como ressaltava a importância de associar a realização das tarefas a prêmios e do estudo do tempo padrão de produção.
c.
A Teoria Científica teve como precursor Frederick Taylor e algumas de suas preocupações centrais referem-se ao estudo do tempo padrão de produção, o planejamento de tarefas e cargos e o delineamento da rotina de trabalho.
d.
Henry Ford se destacou por adotar os princípios da administração comportamental em sua linha de montagem, preocupando-se, principalmente, com as interações do homem no meio organizacional.
e.
Para a Teoria Científica, não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional. Cada empresa ou organização moldará seu próprio modelo, que atenda às necessidades operacionais, de acordo com seus recursos, sejam tecnológicos, humanos e financeiros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: A- A Teoria Clássica teve como precursor Henry Fayol e suas preocupações centrais eram a padronização de ferramentas e instrumentos, o estudo do tempo padrão de produção e as interações do homem no meio organizacional.
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás