No texto “Para que filosofia?”, M. Chaui nos mostra que vivemos imersos num mundo de crenças costumeiras (ou rotineiras), como na Matrix do filme, no qual fazemos afirmações que podem conter pressupostos filosóficos. Em momentos de crise, tais pressupostos podem ser objeto da atitude filosófica. Explique, citando ao menos duas frases comuns do cotidiano e a análise de seus pressupostos.
Soluções para a tarefa
Segundo as ideias de M. Chaui podemos fazer um paralelo do filme Matrix, e, da Matrix, onde a evolução dos recursos tecnológicos, gera na sociedade um senso de aprisionamento quando nos colocamos frente aos métodos de coerção.
Dentre as frases presentes no nosso cotidiano podemos citar uma muito comum entre os jovens: "Você assistiu aquela série?" essa frase normalmente passou a ser utilizada com maior frequência após o crescimento das plataformas de streaming e a visualização dinâmica e compulsiva de séries e filmes do catálogo.
Outra frase muito comum utilizada no cotidiano e nos coloca na posição de Matrix é: Você não tem uma playlist de novidades? Com a ascensão das plataformas de streaming de áudio, os algoritmos passaram a direcionar as novidades baseadas nos gostos de cada indivíduo, o que pode colocar outros como diferentes, por não acompanharem esse processo.