Filosofia, perguntado por guilhermesantaovs4yn, 1 ano atrás

VALE 100 PONTOS URGENTEEE

QUESTÃO 01: Sobre o filósofo alemão Edmund Husserl, analise as seguintes afirmações:
I) ele procurava imprecisão no que as pessoas pensavam;
II) investigou o sentido que os indivíduos davam às coisas e desenvolveu uma teoria da relatividade;
III) seu pensamento influenciou os filósofos Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e René Descartes;
IV) seu grande mentor foi Aristóteles.
ESTÁ(ÃO) CORRETA(S) A ALTERNATIVA: *

(A).Todas as firmações estão incorretas.
(B)Apenas as alternativas I e III estão corretas.
(C).As alternativas II e III estão corretas.
(D)Apenas as alternativas II e IV estão incorretas.
(E)Todas as afirmações estão corretas.

QUESTÃO 02: Para Husserl, os fatos particulares são _________ e as essências são _________.
AS PALAVRAS QUE PREENCHEM CORRETAMENTE AS LACUNAS ACIMA SÃO, RESPECTIVAMENTE: *

(A)reais e ideais.
(B)ideais e reais.
(C)concretas e ideológicas.
(D)ideológicas e concretas.
(E)NDA

QUESTÃO 03: São filósofos existencialistas, EXCETO: *

(A)Simone de Beauvoir.
(B)Jean-Paul Sartre.
(C)Galileu Galilei.
(D)Sören Aabye Kierkegaard.
(E)Martin Heidegger.

QUESTÃO 04: Para esse(a) filósofo(a), estamos condenados a ser livres: “Condenado porque não se criou a si próprio; e, no entanto, livre, porque uma vez lançado ao mundo, é responsável por tudo quanto fizer.” ESTAMOS FALANDO DE QUAL FILÓSOFO(A)? *

(A)Simone de Beauvoir.
(B)Martin Heidegger.
(C)Paul Feyerabend.
(D)Sören Aabye Kierkegaard.
(E)Jean-Paul Sartre.

QUESTÃO 05: Considerado o “Pai do Existencialismo”, fez parte da linha do existencialismo cristão, no qual defende, sobretudo, o livre-arbítrio e a irredutibilidade da existência humana. Da mesma maneira que outros existencialistas, ele focou na preocupação pelo indivíduo e pela responsabilidade pessoal. Segundo ele: “Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se.” ESTAMOS FALANDO DE: *
(A)Paul Feyerabend.
(B)Jean-Paul Sartre.
(C)Sören Aabye Kierkegaard.
(D)Martin Heidegger.
(E)Edmund Husserl.

QUESTÃO 06: Personalidade ousada e libertária para sua época, cursou filosofia e enveredou pelos caminhos do existencialismo e da defesa da liberdade feminina. Segundo ela: “Não se nasce mulher: torna-se”. ESTAMOS FALANDO DE: *

(A)Simone de Beauvoir.
(B)Rosa Luxemburgo.
(C)Maria Gaetana Agnesi.
(D)Hannah Arendt.
(E)Olímpia de Gouges.

QUESTÃO 07: Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza. ESTAMOS FALANDO DE QUAL FILÓSOFO? *

(A)Karl Popper.
(B)Isaac Newton.
(C)Galileu Galilei.
(D)Ptolomeu.
(E)Nicolau Copérnico.

QUESTÃO 08: Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Ele melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Suas descobertas, foram resultado de uma nova maneira de abordar os fenômenos da natureza . Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo. Além disso desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, o termômetro e o precursor do relógio de pêndulo. ESTAMOS FALANDO DO FILÓSOFO: *

(A)Galileu Galilei.
(B)Ptolomeu.
(C)Issac Newton.
(D)Karl Popper.
(E)Nicolau Copérnico.

QUESTÃO 09: Ele defendeu que, se a ciência se baseia na observação e teorização, só se podem tirar conclusões sobre o que foi observado, nunca sobre o que não foi. Assim, se um cientista observa milhares de cisnes, em muitos lugares diferentes e verifica que todos os cisnes observados são brancos, isto não lhe permite afirmar cientificamente que todos os cisnes são brancos, pois, não importa quantos cisnes brancos tenham sido observados, basta o surgimento de um único cisne negro para derrubar a afirmação de que eles não existiriam. Assim, qualquer afirmação científica baseada em observação jamais poderá ser considerada uma verdade absoluta ou definitiva. ESTAMOS FALANDO DO FILÓSOFO: *
(A)Thomas Kuhn.
(B)Paul Feyerabend.
(C)Galileu Galilei.
(D)Issac Newton.
(E)Karl Popper.

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
5

01: Sobre o filósofo alemão Edmund Husserl:

(A). Todas as firmações estão incorretas.

Husserl buscou fazer uma análise crítica de tudo  aquilo que parece ser evidente, colocando em questionamento as certezas imediatas, aquilo  que nos é dado enquanto evidente, buscando a partir de um método rigoroso, um retorno à  consciência.

Tendo como ponto de partida um diálogo com Descartes e Kant, o autor  desenvolve o método fenomenológico, que compreende alguns pontos essenciais, a exemplo  da suspensão de nossas crenças, conceitos, preconceitos e pressupostos, procurando-lhes a  essência.

Com o propósito de compreender o mundo como fenômeno, ou seja, mostrar como este se apresenta à nossa consciência e que é  apreendido antes de fazermos qualquer reflexão sobre o mesmo, desenvolve o método  chamado de “redução eidética”; redução esta que, segundo Husserl, nos possibilitará captar a  essência do mundo como fenômeno.

02: Para Husserl, os fatos particulares são reais e as essências são ideais

(A) reais e ideais.

Fatos em Husserl, estão inseridos no espaço-temporalmente existente, tem duração e um conteúdo de realidade que, por sua essência, podem  igualmente estar em qualquer outro momento do tempo. De maneira  bem geral, o ser individual é, qualquer que seja sua espécie, "contingente": Ele é assim, mas poderia,  por sua essência, ser diferente.

03: São filósofos existencialistas, EXCETO:

(C) Galileu Galilei.

Para Galileu, o conhecimento objetivo do  mundo e as suas leis, se tornou ao mesmo tempo um saber experimental fundado em  observações, que devem ser corretamente interpretadas   e um saber matemático  fundado no cálculo, na medição e na quantificação dos seus próprios dados.

04: Para esse(a) filósofo(a), estamos condenados a ser livres:

(E) Jean-Paul Sartre.

Sartre acreditava que cada um precisava encontrar a verdade para si mesmo, sem seguir padrões universais. Ele prezava a liberdade de escolha, tomar decisões que criam sua própria natureza de ação, a escolha é inevitável.

A ação tem suma importância na filosofia da liberdade de  Sartre, ela, por princípio, é intencional, ou seja, o homem se define ao escolher  intencionalmente qualquer ação. Essa ação intencional é a realização da liberdade pela  escolha do homem. A liberdade, portanto, não é um atributo, a liberdade é o próprio  homem, é incondicional.

05: Considerado o “Pai do Existencialismo”

(C) Sören Aabye Kierkegaard.

Sören Aabye Kierkegaard é considerado por muitos historiadores como o primeiro representante da filosofia existencialista.

Para ele, o indivíduo deve superar o coletivo, pois, para cada um é reservada a possibilidade de se tornar indivíduo por si mesmo. Essa é uma  tarefa que pressupõe ousadia. O homem é responsável para se tornar aquilo que ele é em  potência.

Nesse sentido, nascemos humanos e, se quisermos   podemos nos tornar o indivíduo singular, afastado do ser coletivo e para isso, é necessário distanciar-se do equilíbrio imposto.

06: Personalidade ousada e libertária para sua época:

(A) Simone de Beauvoir.

"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino."

07: Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si  idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar:

(B) Isaac Newton.

Isaac Newton estabeleceu ideias fundamentais como força e inércia, articulou leis gerais sobre os movimentos dos corpos e formulou uma lei específica para a força da gravidade. A obra de Newton não encontra precedentes na história da ciência e teve papel fundamental no nascimento da ciência moderna.

08: Ele desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo:

(A) Galileu Galilei.

A maior contribuição de Galileu para a ciência foi a caracterização de um  método, a  partir do estudo de elementos simples, quantificáveis e mensuráveis e com a ajuda de  instrumentos: luneta, plano inclinado, microscópio, etc., formular uma hipótese  matemática sobre a lei procurada, depois de proceder a experiências.

09: Ele defendeu que, se a ciência se baseia na observação e teorização, só se podem tirar conclusões sobre o que foi observado, nunca sobre o que não foi:  

(E) Karl Popper.

Popper quer chamar atenção, justamente ao problema clássico da indução. O problema da indução está em saber em que se basear, para a partir de casos particulares observáveis, tirar conclusões relativas também dos casos não observáveis.

Frente a isto, pode-se dizer que por maior que seja o número de enunciados observados e verificados não se pode concluir como uma teoria verdadeira e universal devido ao seu caráter de infinitude.

Para Popper dizer que uma teoria é bem estabelecida quanto possível, é reconhecer que ela resiste a todos os testes. Toda teoria é possível de ser abalada ou refutada.

Bons estudos!

Perguntas interessantes