Utilizando dos dados informados anteriormente, faça o que se pede em:
a) Defina e caracterize planejamento estratégico, tático e operacional.
b) Apresente a missão, visão e valores de uma empresa de sua escolha.
Analise os dados do item “b” e apresente exemplos de ações que podem ser tomadas no nível operacional e tático para contribuir com o alcance dos objetivos a longo prazoda empresa estudada. Apresente 2 exemplos de cada um. Indicar referências bibliográficas consultadas de acordo com a ABNT.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Planejamento vai definir quais caminhos trilhar para atingir metas a médio e a longo prazo, ajudar a entender os impactos positivos para o negócio e otimizar recursos para uma tomada de decisão mais assertiva. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional se diferenciam no prazo aplicado das ações, níveis hierárquicos envolvidos e no resultado da organização.
O Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico é o ponto de partida e visa antecipar o futuro da empresa em relação ao longo prazo, decidir antecipadamente o que fazer e direcionar os esforços da organização no mesmo sentido para que os projetos sejam uniformes e tenham coerência. Suas decisões são tomadas pela alta direção da empresa ou pelo proprietário e, geralmente, são elaboradas para um período de cinco a dez anos com revisões contínuas.
O Planejamento Tático
Já o Planejamento Tático tem um envolvimento mais limitado, voltado ao nível de departamento. É ele quem estabelece metas e condições para que as ações sejam atingidas. Suas iniciativas são definidas por executivos e gerentes da empresa e o prazo para que elas sejam aplicadas é curto, varia de um a três anos. É possível afirmar que o Plano Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico. É o Tático que vai transformar o Planejamento Estratégico em um plano concreto, desenvolver um plano de marketing, por exemplo ou uma produção. Na hora de colocar em prática as ações e metas traçadas pelo nível Tático entra em cena o Planejamento Operacional que visa atingir os objetivos das decisões estratégicas.
O Planejamento Operacional
O Planejamento Operacional envolve todos os níveis da organização que acompanham as rotinas e garante que todas as operações sejam executadas e é revisado de três a seis meses. Como o processo que envolve os três níveis do Planejamento é integrado e interdependente, é importante compreender que o Planejamento Estratégico não sairá do papel se os planos tático e operacional não forem bem estabelecidos.
A empresa escolhida por mim é a Copel, cuja a
MISSÃO é Prover energia e soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade.
VISÃO é Ser referência nos negócios em que atua gerando valor de forma sustentável.
VALORES são:
Ética, Respeito as pessoas, Dedicação, Transparência, Segurança e Saúde, Responsabilidade e Inovação.
Planejamento Tático
Copel Volt
a) Na primeira edição do programa de inovação aberta Copel Volt, que durou um ano, mais de 200 startups dos 5 continentes se inscreveram em 8 desafios que a Companhia identificou como oportunidades de negócio: relacionamento com o cliente, energia e além da energia, processos internos inovadores, energia limpa e novas matrizes energéticas, novos modelos de negócio, eletromobilidade, gestão de ativos e instalações, e armazenamento de energia.
b) politicas de educação para o uso consciente e seguro da energia.
Planejamento Operacional
a) o programa Paraná Trifásico construiu 7.913 quilômetros de redes trifaseadas em todo o Estado. A extensão equivale a mais de 10 vezes a distância entre Foz do Iguaçu e Paranaguá. As estruturas concluídas representam 31,6% do total previsto para a iniciativa até 2025, período em que estão sendo destinados R$ 2,7 bilhões para a construção de 25 mil quilômetros de redes em áreas rurais. Somente em 2022, o programa vai investir R$ 450 milhões em 4 mil quilômetros de novas redes.
b) Fatura digital