(UTFPR) Cíntia acordou de manhã e escovou os dentes mantendo a torneira aberta. Ligou o chuveiro para ESQUENTAR A ÁGUA, pois queria tomar um banho quente. Após o banho, penteou o cabelo. Não conseguiu pentear bem porque o ESPELHO ESTAVA EMBAÇADO. Saiu do banheiro deixando a luz acesa e foi para a cozinha.
Acendeu o fogão a gás. A QUEIMA DE GÁS forneceu energia para a fervura da água. Fez o café. COLOCOU AÇUCAR NO CAFÉ COM LEITE e pôs uma fatia de pão na torradeira – mas O PÃO QUEIMOU. Tomou, então, só café com leite e saiu correndo para trabalhar.
No texto, em MAIÚSCULO, estão indicadas transformações físicas e transformações químicas. Destas transformações, o número de transformações químicas é igual a:
Soluções para a tarefa
Destas transformações, o número de transformações químicas é igual a: 2, a queima de gás e a queima do pão.
Os fenômenos são transformações da matéria com a alteração ou não alteração da composição íntima da matéria.
O fenômeno físico ocorre quando o fenômeno não modifica a composição da matéria. Assim, a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e após da ocorrência do fenômeno.
Alguns exemplos de fenômenos físicos que podem ser citados são um papel que é rasgado quando submetido a uma força, o gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.
No fenômeno químico ocorre a alteração da composição do material, transformando o material em outro diferente após a reação. Exemplo: queima de um cigarro.