UTFPR - Adaptada) Leia o texto. “Nova frente fria trará chuva e frio para as regiões produtoras do MS, PR, SC e RS neste fim de semana; as temperaturas podem atingir os menores índices do ano”. Essa manchete do dia 24 de maio de 2017, comum nos sites de previsão do tempo, trata de um fenômeno típico do inverno brasileiro e que afeta principalmente o Centro Sul.
Assinale a opção que explica corretamente esse processo meteorológico.
Escolha uma:
a. É o encontro da massa Equatorial atlântica e da massa Tropical continental, que produz chuvas convectivas.
b. As barreiras orográficas da serra do Mar direcionam as massas úmidas dos polos, produzindo as chuvas de relevo.
c. Envolve a chegada de uma massa de ar polar, que se encontra com o ar mais quente, produzindo chuvas frontais.
d. O frio é causado pela massa Polar, de origem patagônica. Depois de sua passagem o tempo fica úmido e ameno. e. São chuvas causadas pela Zona de Convergência do Equador e pelo encontro dos ventos alísios na região Sul.
Soluções para a tarefa
Letra d.
O frio é causada pela chegada da chamada frente fria, que é caracterizada por uma zona de transição, onde uma massa de ar frio e seco está substituindo uma massa de ar mais quente e úmido, sendo esta uma massa que atua em direção aos polos.
Assim, as frentes frias movem-se de forma acelerada, deslocam-se dos pólos para o equador, principalmente diante do hemisfério sul do país. As frentes frias movem-se rapidamente e forçam o ar quente a subir.
A nova frente fria que atingiu os estados da região centro-sul é um processo meteorológico que “Envolve a chegada de uma massa de ar polar, que se encontra com o ar mais quente, produzindo chuvas frontais. ” (alternativa c)
As chuvas frontais são formadas porque o ar polar mais frio empurra o ar quente para a parte superior da atmosfera, formando nuvens e resultando em chuvas.
O que é uma frente fria?
A frente fria é uma região que separa duas massas de ar que possuem características diferentes. No Brasil geralmente esse fenômeno típico, pode ser observado entre as massas polar atlântica e tropical atlântica ou outras massas de ar.
É um tipo de fenômeno que geralmente pode estar associado à formação de chuvas frontais. Normalmente as temperaturas caem pela passagem da massa polar atlântica que atua sobre a região, que traz o ar polar da parte sul do continente.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a formação de frentes frias em: https://brainly.com.br/tarefa/28196740
#SPJ3