Usinas Nucleares, suas vantagens e desvantagens em relação as usinas hidrelétricas a possibilidade da ocorrência de acidentes e suas consequências.Bem detalhado por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vantagens:geração de eletricidade
O que estiver em negrito é vantagem.
Usinas nucleares ocupam muito pouco espaço, porém, consomem muita água.
Devem ser construídas em litorais onde há muita água disponível, o que representa principalmente um grande risco para a flora e fauna marinha.
A água que sai do reator volta para o mar muito quente, tornando a região quase inóspita.
O combustível (urânio) é abundante.
Não polui o ar, não emite gases.
São as usinas que mais geram energia. Se existisse usinas de fusão nuclear, certamente essas sim poderiam gerar muito mais energia. As convencionais são de fissão nuclear, isto é, quebra de átomos, e não fusão.
A energia nuclear é uma energia LIMPA.
Com muito cuidado, usinas nucleares não poluem o ambiente. O lixo radioativo é enterrado em caixões de chumbo que impedem a contaminação do solo.
Não é renovável.
Exige muita mão de obra qualificada, que significa mão de obra muito cara, e muitas vezes, há países que tem dinheiro para construir usinas nucleares mas não tem para manter devido à incapacidade de gerenciar. A Usina de Chernobyl na URSS foi um bom exemplo.
Existem muito mais vantagens do que desvantagens da usina nuclear, mas não é essa a parte que importa. O que importa é o tamanho do estrago que uma dessas pode causar se for mal administrada ou alocada e temos bons exemplos como Chernobyl e Fukushima.
Observação básica sobre Fukushima: O Japão, sabendo das suas instabilidades ambientais com terremotos e tsunamis, jamais poderia construir uma usina nuclear, foi uma grande irresponsabilidade com os japoneses e com o mundo.
As hidrelétricas por sua vez, são gigantescas usinas de energia que exigem o levantamento de represas. Isso consome muito espaço, mas geram uma quantidade de energia moderada, o bastante para suprir algumas cidades, enquanto usinas nucleares podem abastecer grande parte de estados. A usina nuclear de Angra dos Reis representa 3% de toda a energia produzida no Brasil.
Ambos os tipos de energia exigem muita água. Acidentes com hidrelétricas também são devastadores, com o rompimento de barragens. Todavia, o estrago que uma usina nuclear pode causar mal se compara com o estrago de uma hidrelétrica, já que as usinas nucleares podem criar explosões devastadoras, criar nuvens de radiação ionizante e tornar regiões inabitáveis por centenas de anos.
Eu, e acredito que você também, nunca ouviu falar de algum acidente envolvendo rompimentos de barragens hidrelétricas nos últimos 10 anos. Já usinas nucleares, temos Fukushima em 2011, logo não podemos dizer com clareza que a tecnologia beneficiou esse tipo de usina e reduziu mais as chances de acontecer acidentes nucleares.
Apesar do risco, as hidrelétricas representam a melhor forma de se obter energia limpa em boa quantidade. Não são tão caras, não são tão perigosas e não exigem uma mão de obra tão qualificada para manutenção.