(USF - adaptada) Leia o texto a seguir.
O particípio é uma forma nominal do verbo facilmente identificada: basta você colocar o verbo em questão na estrutura “Ontem, eu tinha _________”. Por meio desse rápido macete, você chegará à conclusão de que muitos deles terminam com a desinência [-ado], quando pertencentes a verbos de primeira conjugação, ou [-ido], quando pertencentes a verbos de segunda ou terceira conjugações. Há, ainda, os particípios irregulares, que não terminam com essa desinência. Os chamados verbos abundantes apresentam os dois: um particípio regular e um irregular.
Agora, analise os enunciados a seguir em relação ao emprego dessa forma nominal dos verbos.
A. O Corinthians, que havia chego ao mata-mata com muito sofrimento, enfrentou o fortíssimo time do Bahia, campeão dois anos antes. (vavel.com)
B. O Brasil ganhou a partida por 88 a 82 e jornais internacionais levantaram a suspeita de que o time tivesse entregado o jogo. (Terra Brasil)
C. A lama no ano anterior tinha salvo a vulnerável base portuguesa em Palma de um ataque que seria tão fácil como fatal. (publico.pt)
D. Duas carretas teriam batido de frente e pegado fogo no início da tarde deste sábado (30), no quilômetro 539 da BR-163, aproximadamente. (iDEST.com)
E. Praticamente sem ter podido aproveitar os testes de pré-temporada em fevereiro, a Prati-Mico’s Racing entrou em flagrante desvantagem contra as rivais em Curitiba. (Jornal Dia a Dia)
F. A Dança da Morte, filme baseado em fatos reais, vai cobrir um escândalo com uma mineradora chamada Bre-X Minerals Ltd, que anunciou ter descobrido uma enorme quantidade de ouro na Indonésia. (AdoroCinema.com)
O emprego do particípio foi feito de maneira correta apenas em
Escolha uma:
a. A, D e E.
b. A, E e F.
c. B, D e E.
d. C, D e F.
e. A, B e C.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Ja enviou? Se puder mandar a resposta agradeço
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás