URI Online Judge | 2473
Loteria
Flavinho sabe que a chance de ganhar na loteria é bem pequena. Ele gosta muito de estudar probabilidade! Mas, justamente por entender de probabilidades, Flavinho segue o ditado, “quem não arrisca, não petisca!”, e faz um jogo toda semana.
Na loteria preferida dele, o jogador aposta seis números entre 1 e 99. No sorteio, também são escolhidos seis números ganhadores entre 1 e 99. Quem acerta 3, 4, 5 ou 6 números ganha como prêmio, respectivamente, um “terno”, uma “quadra”, uma “quina” ou uma “sena”.
Nesta tarefa, você deve escrever um programa que diga qual foi o prêmio que Flavinho ganhou, dados os seis números que ele apostou e os seis números que foram sorteados.
Entrada
A entrada consiste de duas linhas apenas. Na primeira linha são dados seis números inteiros distintos entre 1 e 99,
representando a aposta do Flavinho. A segunda linha contém os seis números inteiros distintos sorteados.
Saída
Seu programa deve imprimir uma linha contendo uma palavra: “terno”, “quadra”, “quina” ou “sena”; caso Flavinho
tenha acertado, respectivamente, 3, 4, 5, ou 6 números. Caso ele tenha acertado menos do que 3 números,
imprima a palavra “azar”.
Exemplos de Entrada Exemplos de Saída
34 55 77 12 23 99 terno
5 3 77 55 42 34
22 41 9 71 88 4 sena
41 9 88 71 4 22
25 51 53 17 19 87 azar
23 33 1 2 81 92
if a1 == s1 or a1 == s2 or a1 == s3 or\
a1 == s4 or a1 == s5 or a1 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
onde errei?
Soluções para a tarefa
Resposta:
# -*- coding: utf-8 -*-
"""
Problema 2473 - Loteria
Flavinho sabe que a chance de ganhar na loteria é bem pequena. Ele gosta muito de estudar probabilidade! Mas, justamente por entender de probabilidades, Flavinho segue o ditado, “quem não arrisca, não petisca!”, e faz um jogo toda semana.
Na loteria preferida dele, o jogador aposta seis números entre 1 e 99. No sorteio, também são escolhidos seis números ganhadores entre 1 e 99. Quem acerta 3, 4, 5 ou 6 números ganha como prêmio, respectivamente, um “terno”, uma “quadra”, uma “quina” ou uma “sena”.
Nesta tarefa, você deve escrever um programa que diga qual foi o prêmio que Flavinho ganhou, dados os seis números que ele apostou e os seis números que foram sorteados.
Entrada
A entrada consiste de duas linhas apenas. Na primeira linha são dados seis números inteiros distintos entre 1 e 99,
representando a aposta do Flavinho. A segunda linha contém os seis números inteiros distintos sorteados.
Saída
Seu programa deve imprimir uma linha contendo uma palavra: “terno”, “quadra”, “quina” ou “sena”; caso Flavinho
tenha acertado, respectivamente, 3, 4, 5, ou 6 números. Caso ele tenha acertado menos do que 3 números,
imprima a palavra “azar”.
Exemplos de Entrada Exemplos de Saída
34 55 77 12 23 99 terno
5 3 77 55 42 34
22 41 9 71 88 4 sena
41 9 88 71 4 22
25 51 53 17 19 87 azar
23 33 1 2 81 92
"""
"""
Ler os 6 números apostados e os 6 números sortearos.
Contabilizar a quantidade de números acertados.
De acordo com a quantidade de números acertados será
mostrada uma mensagem:
6 acertos: "sena"
5 acertos: "quina"
4 acertos: "quadra"
3 acertos: "terno"
0, 1 ou 2 acertos: "azar"
"""
# Ler os 6 números apostados e colocá-los nas
# variáveis a1, a2, a3, a4, a5 e a6
a1s, a2s, a3s, a4s, a5s, a6s = input().split()
a1 = int(a1s)
a1 = int(a2s)
a1 = int(a3s)
a1 = int(a4s)
a1 = int(a5s)
a1 = int(a6s)
# Ler os 6 números sorteados e colocá-los nas
# variáveis s1, s2, s3, s4, s5 e s6
s1s, s2s, s3s, s4s, s5s, s6s = input().split()
s1 = int(s1s)
s1 = int(s2s)
s1 = int(s3s)
s1 = int(s4s)
s1 = int(s5s)
s1 = int(s6s)
# acertos = 0
acertos = 0
# se a1 == s1 ou a1 == s2 ou a1 == s3 ou a1 == s4 ou a1 == s5 ou a1 == s6
if a1 == s1 or a1 == s2 or a1 == s3 or \
a1 == s4 or a1 == s5 or a1 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
# se a2 == s1 ou a2 == s2 ou a2 == s3 ou a2 == s4 ou a2 == s5 ou a2 == s6
if a2 == s1 or a2 == s2 or a2 == s3 or \
a2 == s4 or a2 == s5 or a2 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
# se a3 == s1 ou a3 == s2 ou a3 == s3 ou a3 == s4 ou a3 == s5 ou a3 == s6
if a3 == s1 or a3 == s2 or a3 == s3 or\
a3 == s4 or a3 == s5 or a3 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
# se a4 == s1 ou a4 == s2 ou a4 == s3 ou a4 == s4 ou a4 == s5 ou a4 == s6
if a4 == s1 or a4 == s2 or a4 == s3 or\
a4 == s4 or a4 == s5 or a4 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
# se a5 == s1 ou a5 == s2 ou a5 == s3 ou a5 == s4 ou a5 == s5 ou a5 == s6
if a5 == s1 or a5 == s2 or a5 == s3 or\
a5 == s4 or a5 == s5 or a5 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
# se a6 == s1 ou a6 == s2 ou a6 == s3 ou a6 == s4 ou a6 == s5 ou a6 == s6
if a6 == s1 or a6 == s2 or a6 == s3 or\
a6 == s4 or a6 == s5 or a6 == s6:
acertos = acertos + 1 # então acertos = acertos + 1
# se acertos == 6
if acertos == 6:
# então Mostrar "sena"
print("sena")
# senão se acertos == 5
elif acertos == 5:
# então Mostrar "quina"
print("quina")
# senão se acertos == 4
elif acertos == 4:
# então Mostrar "quadra"
print("quadra")
# senão se acertos == 3
elif acertos == 3:
# então Mostrar "terno"
print("terno")
# senão
else:
# então Mostrar "azar"
print("azar")