(urgenteeeerespondam pfvr)
Explique os compostos orgânicos e inorgânicos que formam que se formam no solo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O solo orgânico é aquele formado por compostos orgânicos, como o húmus e a turfa. Enquanto isso, no solo inorgânico, esses elementos não estão presentes, sendo composto apenas por minerais.
Explicação:
Os solos são formados pela decomposição da rocha. Como existem diferentes tipos de rochas na crosta terrestre, é fácil entender por que existem diferentes tipos de solos. No entanto, existem outros fatores de formação dos solos, além da rocha, que são responsáveis pelos diferentes tipos de solos que vemos hoje nos locais por onde passamos.
Esses fatores são o clima, os organismos, o relevo e o tempo. Assim, com o passar do tempo, a rocha, seu principal material de origem, é cada vez mais reduzida de tamanho (diz-se que é decomposta) pela ação do clima com ajuda dos organismos vivos, promovendo adições, perdas, transportes e transformações de matéria mineral e orgânica ao longo de sua formação, originando os solos na paisagem em diversas formas de relevo.
Há várias formações de solo orgânico e inorgânico o solo argiloso, arenoso, húmus e turma.
Solo argiloso
O solo argiloso é mais fino e pode ser encontrado na cor roxa ou vermelha. Por ser impermeável à água, esse tipo de solo apresenta boas propriedades para o cultivo de alimentos. Alguns grãos, como o café, se desenvolvem bem em solos argilosos.
Solo arenoso
Já o solo arenoso apresenta uma consistência mais granulada, composto por minúsculos grãos parecidos com areia. Não é tão resistente à água como o solo argiloso e tem presença mais comum em regiões litorâneas, como o nordeste brasileiro.
Húmus
Húmus é material orgânico que torna o solo mais fértil e saudável. O húmus se concentra onde há a presença de oxigênio vindo de animais que vivem no solo ou transitam pela camada terrestre. Devido ao processo de oxigenação e à decomposição de vegetais e animais, o húmus apresenta uma cor mais escurecida.
Turfa
A turfa é um material orgânico que é produzido por processo anaeróbico, quando não há circulação de oxigênio na camada terrestre. A ausência de oxigênio pode ser originada por bactérias e outros micro-organismos que têm o solo como parte de seu ecossistema. Por ter um contato mais direto com fungos, a turfa é o solo mais apropriado para o plantio e agricultura.
Solo orgânico
Os solos apresentam composições próprias que os classificam, sejam elas químicas, formato, coloração, densidade e outras características. Com o solo orgânico, são as matérias orgânicas que o consistem como decomposições de seres vivos e microorganismos. O solo orgânico pode ser composto por húmus e a turfa.
Fonte: Todoestudo
Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos.
O húmus, responsável pela fertilidade do solo, é o nome dado a matéria orgânica de coloração escura que fica depositada nesse tipo de solo através das condições aeróbicas, ou seja quando há presença de oxigênio, por exemplo, nos animais vertebrados e invertebrados.
Solo Inorgânico
Ao contrário do solo orgânico, o inorgânico é formado por matéria inorgânica, ou seja, os minerais os quais se formam sobretudo pela desagregação das rochas ao longo do tempo seja pela ação do vento, da chuva, e das alterações de temperatura.
Esses elementos são chamados de coloides inorgânicos, os quais tem funções muito importantes para a desintoxicação do solo.