URGENTEEEEEE
Entre os tipos sanguíneos qual e o doador universal e o receptor universal ? por que ?
qual a função do sistema linfático , dentro do sistema hematologico
Soluções para a tarefa
Sendo assim, o tecido sanguíneo foi classificado de acordo com os tipos: A, B, AB e O, conhecido como sistema ABO.
Além disso, provavelmente você já ouviu alguém falar que possui sangue positivo ou negativo, certo? Isso deve-se ao fator Rh, que determina a presença ou a ausência de aglutinina nas hemácias. O sangue que tem Rh- não possui aglutinina, enquanto o Rh+ possui.
Assim, os tipos sanguíneos podem ser classificados de acordo com o tipo e com o fator Rh. Os tipos sanguíneos são: A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-.
Doador universal
Os tipos mais comuns de sangue, no Brasil, são A e O, que correspondem a quase 90% da população. O restante é formado por B (10% das pessoas) e AB (apenas 3%). Quanto ao Rh, aproximadamente 85% das pessoas é positivo. Sendo assim, os tipos mais comuns no país são O positivo e A positivo.
O doador universal é aquele indivíduo que pode doar seu sangue para qualquer pessoa, sem problemas de coagulação, que é o caso de tipo sanguíneo O negativo.
Esse tipo sanguíneo é muito importante nos bancos de sangue de todo o país. Por isso, é recomendado às pessoas com esse tipo sanguíneo doarem sangue pelo menos uma vez ao ano, afinal, apenas uma bolsa de 450ml é capaz de salvar até quatro vidas.
Receptor universal
O receptor universal, por sua vez, pode receber qualquer tipo sanguíneo sem correr riscos de a aglutinina reagir contra o aglutinogênio e formar coágulos. Esse é o grupo sanguíneo AB+.
Como você já viu, o portador do sangue AB+ possui o aglutinogênio A e B e, devido ao fator Rh positivo, já que não possui a aglutinina. Sendo assim, os dois aglutinogênios presentes nesse grupo não sofrem reações adversas com a presença de outro sangue.