Química, perguntado por thiagobragacha007, 10 meses atrás

URGENTEEEE
“Reações químicas envolvem mudanças em dois níveis: Matéria e Energia. Quando uma reação é gradual, a mudança na energia é insignificante, nem se percebe que a reação está acontecendo. Por exemplo, quando aparece ferrugem na parte de baixo do carro. Mas se a reação acontece rapidamente, substâncias antes inofensivas podem interagir de um jeito que gera uma liberação enorme de energia. Explosões são o resultado de reações químicas acontecendo quase instantaneamente, e o fulminato de mercúrio é o principal exemplo disso.”

O texto acima é uma fala do personagem Walter White na série de TV americana Breaking Bad, no momento em que ele apresenta uma das possíveis reações de decomposição do fulminato de mercúrio II, um explosivo bastante sensível a colisões e ao atrito, mas muito utilizado em laboratórios como estopim de algumas reações. Sua obtenção é dada pela sequência de reações abaixo.

3 Hg + 8 HNO3 \rightarrow 3 Hg(NO3)2 + 2 NO + 4 H2O

Hg(NO3)2 + CH3CH2OH \rightarrow Hg(CNO)2

Um químico dispõe de 150g de mercúrio para a produção do explosivo.

Considerando que o rendimento da reação global é de 80%, qual é a quantidade máxima de fulminato de mercúrio II, em gramas, que pode ser produzida?

Soluções para a tarefa

Respondido por sulamitadasilva01
0

Resposta:

Reações químicas envolvem mudanças em dois níveis: Matéria e Energia. Quando uma reação é gradual, a mudança na energia é insignificante, nem se percebe que a reação está acontecendo. Por exemplo, quando aparece ferrugem na parte de baixo do carro. ... Um químico dispõe de 150g de mercúrio para a produção do explosivo

Explicação:

espero ter ajudado


thiagobragacha007: obrigado mas vc poderia resolver, assim eu entenderia muito melhor, ainda tenho dúvida
sulamitadasilva01: será que da pra resolver mesmo?
thiagobragacha007: sim, po é um exercicio do meu livro de química
thiagobragacha007: que eu não entendi
Perguntas interessantes