URGENTEEEE PARA AMANHA!!!!! Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir. No século XI, um árabe chamado Al-Bakri descreveu a riqueza que cercava o caia-maga Tunka Manin da seguinte forma: O gana estava vestido de túnica [...]. Usava um gorro bordado de ouro, envolto em turbante do mais fino algodão. Sobre o colo e nos braços abundavam os colares e as pulseiras. Atrás dele, perfilavam-se dez escravos, com espadas e escudos ornamentados de ouro. De ouro eram os arreios dos cavalos cerimoniais. E de ouro e prata as coleiras dos cachorros, que estavam sempre junto ao rei. [...] Aos súditos era vedado usar túnicas ou roupas que sofressem costura; enrolavam-se em longos cortes de tecido, quando as posses o permitiam. O vulgo [grupo de pessoas sem posses] usava um pedaço de pano amarrado à cintura ou uma simples tanga de couro. SILVA, Alberto da Costa e. A enxada e a lança: a África antes dos portugueses. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. p. 263. a. No Império de Gana havia farta extração de ouro. Que informações apresentadas no texto comprovam essa característica? b. Segundo o texto, a sociedade de Gana era igualitária ou estratificada? Justifique sua resposta. gente eu juro que esta facil
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) usava gorro bordado de ouro
B) igualitária porque todos são todos iguais não tem um menos e nem mais q os outros
espero ter ajudado
Resposta:
a) Segundo o relato, o gorro do caia-maga era bordado com ouro; as coleiras dos cachorros, as espadas, os escudos e os arreios dos cavalos cerimoniais eram ornamentados também com ouro.
b) O caia-maga tinha privilégios em relação aos outros. Destacava-se pelo uso de muitos colares e da túnica. Havia escravizados, e os súditos não podiam vestir roupa com costura; se tivessem certa renda, poderiam vestir cortes de tecidos envoltos ao corpo. Os pobres usavam um pedaço de pano amarrado na cintura. Portanto, segundo o relato, havia fortes diferenças sociais na sociedade de Gana.
Explicação: gabarito anglo confia lek