Geografia, perguntado por ExatazZ, 9 meses atrás

URGENTEEE Faça uma pesquisa Conflitos sobre a posse do território.

Soluções para a tarefa

Respondido por Mateusl2020
0

Resposta:

Mais de 4% do território brasileiro – 37 milhões de hectares – teve conflitos de terra no ano passado, conforme o relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre conflitos no campo em 2017. Essa área equivale ao tamanho do Japão, pouco mais que o território da Alemanha.

Em 2016 as terras em conflito somavam 21 milhões de hectares. Em 2008 eram 8 milhões. Os números do ano passado mostram que o tamanho do território em disputa aumentou mais de quatro vezes em dez anos.

A região Norte concentrou 85% das áreas em conflito em 2017, ou 31 milhões de hectares. Em 2016, também de acordo com o relatório anual da CPT, esses estados da Amazônia registraram disputa por terras em 18 milhões de hectares.

Em resumo: o território em conflito no Brasil quase dobrou, entre 2016 e 2017. A mesma proporção registrada nos estados do Norte – mesmo sem contar os demais estados da Amazônia Legal.

Mais da metade – 54% – da área total em conflito no Brasil fica em terras indígenas. A foto principal desta notícia – de maio de 2018 – mostra uma pista de pouso de garimpeiros sendo explodida na Terra Indígena Yanomami, um dos territórios invadidos em 2017. A imagem foi divulgada pelo Exército.

O ano de 2017 foi marcado também pelo retorno, após 20 anos, dos grandes massacres. Em Pau D’Arco, no Pará, foram dez camponeses mortos, em maio. No mês anterior outros nove camponeses foram assassinados no Massacre de Colniza, em Mato Grosso.

Os estados com a maior quantidade de ocorrências de conflitos agrários em 2017 foram Amazonas (11,5 milhões), Roraima (9,6 milhões), Pará (8,3 milhões), Mato Grosso (3,1 milhões) e Rondônia (1,1 milhão).

Explicação:

Depende de quais territorios brasileiros americanos.

Espero ter ajudado!!!

Perguntas interessantes