URGENTEE!!!
A escola não pode ignorar as diferenças sociolinguísticas. Os professores e por meio deles, os alunos têm que estar bem conscientes de que existem duas ou mais maneiras de dizer a mesma coisa. E mais, que essas formas alternativas servem a propósitos comunicativos distintos e são recebidas de maneira diferenciada pela sociedade […] os alunos que chegam à escola falando “nós cheguemu”, “abrido” e “ele drome”, por exemplo, têm que ser respeitados e ver valorizadas as suas peculiaridades linguístico-culturais, mas têm o direito inalienável de aprender as variantes do prestígio dessas expressões. Não se lhes pode negar esse conhecimento, sob pena de se fecharem para eles as portas, já estreitas, da ascensão social […]. (BORTONI-RICARDO, 2005, p.15).
1- Segundo a autora, os alunos têm o direito de “aprender as variantes de prestígio”, ou seja, a norma culta que é empregada em livros e materiais didáticos. Analisando o fragmento acima, por que o modo como alguns alunos chegam falando na escola deve ser respeitado?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: Porque cada um tem seu jeito de falar, sua maneira de se pronunciar, ou até mesmo sua cultura diferente da nossas.
Perguntas interessantes
Química,
5 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás