Filosofia, perguntado por mylelene1258, 7 meses atrás

URGENTE!!! QUEM RESPONDER MARCO COMO MELHOR RESPOSTA!!!

“Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia. [...] Se eu me pergunto por que julgo que tal questão é mais premente que tal outra, respondo que é pelas ações a que ela se compromete. [...]Galileu, que sustentava uma verdade científica importante, abjurou dela com a maior tranquilidade assim que viu sua vida em perigo. Em certo sentido, fez bem. Essa verdade não valia o risco da fogueira. [...] Mas vejo, em contrapartida, que muitas pessoas morrem porque consideram que a vida não vale a pena ser vivida . Vejo outros que, paradoxalmente, deixam-se matar pelas ideias ou ilusões que lhes dão uma razão de viver [...]. Julgo, então, que o sentido da vida é a mais premente das perguntas. Como responder a ela?” (Albert Camus, O mito de Sísifo. 11.ed.Rio de Janeiro: Record,2014)
No trecho acima, o escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960) argumenta que a pergunta mais importante para o ser humano é: vale a pena viver? O ser humano sempre questionou o sentido de sua existência. Mas o que se quer dizer exatamente quando se pergunta sobre o sentido da vida ou quando se afirma que a vida não tem sentido? Tem sentido perguntar qual é o sentido da vida? A vida tem um sentido que independe do que pensamos sobre ela ou somos nós que lhe atribuímos sentido? Se somos nós que damos sentido à vida, como o fazemos? O que é, propriamente, dar sentido à vida?
03- Após a leitura e reflexão comente em poucas palavras sobre o texto. R:

Soluções para a tarefa

Respondido por ARISTOCLES01
7

Resposta:

Explicação:

A vida não tem sentido, nós que damos o sentido a ela. Você agora pode ter seus objetivos, porém se tivesse nascido em outro lugar teria outras ideias. Por exemplo, nascemos no Brasil que é um país ocidental predominantemente cristão, então temos a ideia de que existe um Deus que está em todos lugares e sabe de tudo. A cultura do amor, dos direitos humanos e da valorização da vida foram impostas a nós e por isso a utilizamos. Já se fossemos paridos em um país mais ortodoxo (como os países mulçumanos), maltratar mulheres e considerar a chance de se explodir em uma praça pública de um país europeu, para que chegássemos no céu e tivesse várias mulheres eperando por nós seria algo normal. O sentido da vida é relativo, cada um possui sua própria percepção. Nós seres humanos somos apenas um pontinho irrelevante em meio à vastidão do Universo, produto de um fenômeno biológico aleatório... Um dia a raça humana será extinta, junto com as ideias, a filosofia, a ciência, as religiões, a vida e essa indagação do texto. Resumindo: tanto faz.

Perguntas interessantes