Urgente
quais impactos na atualidade por causa do toyotismo ?
e do fordismo ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O Taylorismo separou o gerenciamento da execução.
No mercado de trabalho podemos dizer que criou-se o segmento gerencial e o segmento operacional. A análise científica do trabalho permitiu rever os processos produtivos de forma a aumentar a produtividade. Com o trabalho sistematizado, cabe à gerencia selecionar e treinar o pessoal, buscando aqueles que tenham habilidades específicas para o desenvolvimento das tarefas a serem executadas. A gerencia assume todo o planejamento e controle do trabalho.
Ford aplica os conceitos de Taylor em sua linha de montagem, exigindo a máxima produtividade uma vez que o trabalho estava fragmentado e que cada operário realizaria uma tarefa específica e repetitiva. Desta forma foi exigido cada vez mais do trabalhador. Uma vez definido que o trabalhador não precisa mais possuir habilidades maiores do que aquelas exigidas por uma determinada posição na linha de montagem, o seu salário tende a decrescer na mesma proporção em que estas tarefas são simplificadas neste processo. Não há mais a valorização do profissional que dominava o processo produtivo. A alienação do homem com relação ao seu trabalho permite que o capitalista dite as regras deste jogo e imponha os valores a serem pagos na forma de salário ao trabalhador. Uma vez que o segmento operacional não detém conhecimento dos processos produtivos, ele é facilmente substituível, tornando o operário uma "peça da engrenagem" no sistema de produção.
O Toyotismo vem em seguida, e exige novas qualificações do trabalhador. Com a implantação do just-in-time, que é a produção flexível em massa, de acordo com a demanda, ou seja, se houver encomendas o trabalhador trabalha mais e em períodos de menos encomendas ele tira folgas. Isto é a jornada flexível de trabalho. Trata-se de “produzir as unidades necessárias, nas quantidades necessárias, no tempo necessário”. Por outro lado, houve a especialização do trabalho pelo controle de qualidade, e cada trabalhador passou a se tornar responsavel pela execução e pelo controle da qualidade do trabalho. Foi aí que surgiu o trabalhador multi-funcional e o conceito de empregabilidade: o trabalhador passou a ser responsável pela sua própria qualificação.
CamilaDuarte37:
achei isso na internet, mais não entendi bem , e tem que ser com as próprias palavras não pode ser tudo da internet
Perguntas interessantes