(URGENTE) Quais as características do realismo presentes no conto A Carteira, de Machado de Assis?
Soluções para a tarefa
Este conto assim como grande parte da obra machadiana pertence ao Realismo.
Revela uma sociedade habitada por seres solitários capazes de alcançar tão somente uma felicidade mesquinha. A vida desenrola-se como alguma coisa que escapa ao controle dos personagens, alheia a suas vontades. A sociedade de convenções a todos esmaga e a eles impõe vidas inautênticas, vazias.
Revela uma visão abrangente da sociedade do Segundo Império e da Primeira República, faz do leitor uma presença constante em suas narrativas. É como se a ironia que destila em seus períodos curtos e marcantes fosse resultante do distanciamento procurado para a observação e devesse ser partilhada com o leitor, com o qual divide observações e do qual cobra o mesmo não-envolvimento.
Sobre a ironia, “na ironia está uma das vigas mestras da arte de escrever contos, ressaltada pela urgência do pouco espaço."
O ponto de vista do personagem narrador e suas motivações tornam-se exclusivas. A ironia vai-se expandindo não só na análise dos hábitos sócio-culturais da sociedade do Rio de Janeiro, mas na observação da própria natureza humana, apresentada em seus vícios e limitações permanentes. A apresentação dos personagens atende ao desenvolvimento dessa que foi a sua temática mais constante e se projeta no aspecto psicológico que os revela.
Senso de observação, pessimismo, ironia, e um inegável senso de humor com que equilibra o pessimismo são aspectos enfeixados em sua arte combinatória.
Quanto à execução formal do conto de Machado de Assis, apresenta as variantes seguintes:
1. desenvolvimento de um incidente marcante, com cronologia seqüencial linear;
2. análise de motivações psicológicas;
3. adoção de formas literárias tradicionais, com intenção filosófico-moralizante;
Algumas das características do Realismo presentes na obra "A Carteira", do autor Machado de Assis, é a impessoalidade, além do fim de idealizações, como o conflito interno entre o certo e o errado.
O que foi o Realismo?
Podemos dizer que o Realismo se caracterizou como um movimento literário e artístico que existiu no século XIX, iniciando na Europa e, posteriormente, se espalhando pelo mundo. Essa manifestação objetivava proporcionar um olhar mais realista e objetivo das coisas, e por isso ele podia ser definido como um movimento contrário ao romantismo.
Veja mais sobre o Realismo:
https://brainly.com.br/tarefa/6444517
#SPJ2