Português, perguntado por yararaiol41, 1 ano atrás

URGENTE!!!!

preciso de um resumo do capítulo XVI do livro Emília no pais da gramatica (Monteiro Lobato)​


kdera78: O resto
kdera78: Capítulo 17:

Dona ETIMOLOGIA fala sobre muitas formas como Justaposição, Aglutinação e Hibridismo. A dona quase morre do coração quando vê o rinoceronte na janela, Emília e Pedro levam e formam muitas palavras para o sítio com a raiz.

Capítulo 18:

Foram para o bairro da Sintaxe onde conversam sobre Oração, Sujeito, Predicado e Complementos até que chega a Dona SINTAXE, a dona de tudo do Bairro Sintaxe. A SINTAXE explica sobre muita coisa em relação ao bairro e mostra o que ela faz diariamente.
yararaiol41: obrigadaaa
kdera78: Capítulo 19:

Eles conhecem as figuras de SINTAXE, ANÁSTROFE, PLEONASMO e ELIPSE que são de grande importância.

Capitulo 20:

Vão para a cadeia dos vícios da linguagem, onde a maioria deles é horroroso, Emília solta dois prisioneiros, NEOLOGISMO e PROVINCIANISMO com a ajuda do rinoceronte.
kdera78: Capítulo 21:

A Dona SINTAXE continuou explicando, mas agora sobre muitas orações como Independentes, Principais, Subordinadas e também sobre período.

Capítulo 22:

A Dona SINTAXE fez uma pergunta para cada um sobre uma Oração, se orgulhou do que os ensinou e foi embora. Então foram para as pontuações onde Emília não só aprendeu como levou vários tipos de pontuação no bolso de Pedrinho.
kdera78: Capítulo 23:

Eles procuram o Visconde, mas só depois de um bom tempo procurando e algumas pistas indiretas, Emília descobre o que e porque Visconde sumiu de repente.

Capítulo 24:

Eles vão para o Bairro da Ortografia onde Emília e Narizinho conversam e aprendem muito com a Dama ORTOGRAFIA, falam sobre Emília, Ortografia e Ortografia ETIMOLÓGICA que acabou.
kdera78: Capítulo 25:

Emília foi até a casa velha ETIMOLÓGICA e conversaram para tentar mudar a forma de escrever dela, mas a velha não concordou e Emília saiu brava então começou a conversar e tirar as letras das palavras mandando todas atualizarem. Quando a velha viu o que a boneca havia feito resolveu arrumar tudo como era, mas a Emília só de ver a velha, que subiu em uma árvore e concordou em deixar tudo atualizado.
kdera78: Capítulo 26:

Emília descobre que o Visconde havia raptado o ÃO porque quando ele caiu no mar a muito tempo, toda vez que ele ouve uma palavra que tem ÃO é como se ele estivesse ouvindo um latido de cachorro ou de um canhão.

Soluções para a tarefa

Respondido por kdera78
8

Resposta:

Explicação:

Capítulo 1:

    No primeiro capítulo conta o que vai ter na história, a Emília vai com Pedro, Narizinho e Visconde para o país da gramática para aprender brincando.

     Diz que Monteiro Lobato, fez uma grande história e incentivou muitas crianças, porque parece ter sido escrito o livro da Emília no país da gramática.

Capítulo 2:

    Fala sobre Monteiro Lobato, onde ele nasceu que é na cidade paulista de Taubaté, no Vale do Paraíba, em 18 de abril de 1882.   Formou-se em Direito, casou-se com Purezinha em 1908, morou em Areias e depois na fazenda do Boquira, herdada do avô.   Escreveu alguns livros para adultos, como não funcionou muito ele resolveu escrever para crianças, ai surge a ideia do Sítio do Pica-pau Amarele.

Capítulo 3:

   Dona Benta convence Pedro a estudar diariamente (para aprender gramática).    Então Emília começou a assistir ás aulas e um dia perguntou se Pedro queria ir ao país da gramática, ele aceitou e conseguiu convidar Narizinho e o Visconde de Sabugosa (o homem de milho).   No dia marcado eles sairam bem cedo, o rinoceronte que os levou falou e explicou sobre a gramática.   Eles chegam perto de uma cidade chamada Portugália, onde moram as palavras da língua portuguesa e mais pra frente está Anglópolis a da língua inglesa, Galópolis a das francesas, Castelópolis a da espanhola e Italópolis onde são todas as palavras italianas.

Capítulo 4:

   Portugália era uma cidade como todas as outras, a gente mais importante morava no centro e as decréptas no subúrbio, um dos bairros pobres era chamado de Bairro do Refugo.  Arcaísmo quer dizer coisa velha, caduca.  As palavras morrem, nascem e crescem, para morrer elas tinham que ser esquecidas totalmente.   Neologismos são palavras novíssimas.   Narizinho e Emília conversam com três gírias, chamadas CUERA uma menina e dois meninos: OTÁRIO e BOBO.

Capítulo 5:

Foram para o lado bom de Portugália, onde veem e falam dos pronomes próprios, os pronomes próprios mais gordos eram os que na vida real quase não eram usados e os mais magros como JOSÉ, eram os que não tinham sossego porque não paravam de trabalhar.   O Rinoceronte explicou sobre Nomes Concretos, Abstratos, Simples e Compostos.

Capítulo 6:

Eles falam sobre os sexos masculino, feminino, epiceno, singular e plural.   Depois chega Visconde que estava conversando com a velha Bofé, correndo pois foi sem querer no Bairro das palavras Obscenas.  E também falam sobre as palavras no aumentativo e no diminutivo, conversam sobre o livro de gramática que sumiu, talvez por causa disso o rinoceronte é tão esperto...

Capítulo 7:

Vão ao Bairro dos Adjetivos, que encontram adjetivos Qualificativos e Determinativo.   Viram os adjetivos Articulares, Demonstrativos, Conjuntivos, Interrogativos, Possessivos, Numerais e Indefinidos.  Os numerais eram divididos em 4 classes: Cardinais, Ordinais, Multiplicativos e Fracionários, Visconde pensava tão preocupado que tropeçou em uma pessoa.

Capítulo 8:

Foram para os pronomes, conversaram com o EU, o VOCÊ estava quase tomando o lugar do TU no português e no inglês.  Falaram com os pronomes pessoais, Oblíquos, Demonstrativos, Indefinidos e Relativos.

Capítulo 9:

Foram para os verbos, que tem 65 deles, conversaram sobre eles, disseram muitos e muitos verbos.

Capítulo 10:

Emília entrevista o verbo SER, ele conta tudo o que aconteceu em sua vida e da vida de Paredro, um verbo que andava na rua com Visconde.

Capítulo 11:

O verbo SER e Emília vão para a tribo dos advérbios, viram as casas da Preposição, Conjunção, e Interjeição.  Veem muitas caixas, como Negação, Afirmação, Dúvida, Qualidade e Tempo.

Capítulo 12:

O verbo SER e Emília vão para as preposições, falam sobre sua importância e veem as preposições A, DE, SEM, POR e outras.

Capítulo 13:

O verbo SER e Emília vão para as conjunções, lá eles viram dois armários, as conjunções Coordenativas e Subordinativas.  Depois foi só conversa aprendendo sobre o assunto.

Capítulo 14:

O verbo SER e Emília vão para as interjeições, ouvem muitas fazendo cada uma um som diferente e Emília como é no sítio.

Capítulo 15:

A turma conversa com a velha Etimologia sobre as novas interjeições, sobre muita coisa delas como Derivação, Prefixos e Sufixos.

Capítulo 16:

Dona ETIMOLOGIA explica sobre Sufixo e Prefixo.  Emília, Pedro e Narizinho formam palavras com a raiz PEDR umas 30 palavras derivadas de PEDRA.

Perguntas interessantes