Biologia, perguntado por Matheus161718, 1 ano atrás

Urgente preciso da resposta das duas perguntas por favor me ajudem.

com relação aos cromossomos sexuais da espécie humana , pergunta se :

a) por que o pai quem determina o sexo da descendência ?

b) por que os filhos de pai hemofílico nunca herdam essa característica do pai?

Soluções para a tarefa

Respondido por GuilhermeGaspar
1

Boa noite!

O sexo nos seres humanos é determinado pelo par cromossômico 23 ( o famoso X e Y - cromossomos sexuais e determinantes do sexo).

Para ser uma mulher, o indivíduo deve ser XX. Para ser homem, XY.

Respostas:

a) O homem, ser possuidor dos cromossomos X e Y, gera espermatozoides com cromossomos sexuais diferentes. Ou seja, em um espermatozoide (gameta masculino) poderá conter o cromossomo X ou o Y.

Enquanto isso, nas mulheres, por possuírem apenas o cromossomo sexual X, formarão gametas com apenas um tipo de cromossomo sexual: o X

Logo, o homem é quem determina o sexo, pois caso ele doe, na fecundação, um cromossomo Y ( e a mulher um X), formará um zigoto XY- um menino. Mas caso ele dê um cromossomo X ( e a mulher um X), formará um zigoto XX - uma menina.


b) A hemofilia é uma doença relacionada a uma parte do cromossomo X não homologa ao cromossomo Y. Ou seja, a hemofilia não depende do cromossomo Y, apenas do X.

Portanto, o homem hemofílico possui o cromossomo X "defeituoso" e não o Y.

Como já explicamos no item acima, um menino nascerá caso receba de seu pai o cromossomo Y. Ou seja, meninos só recebem o X de sua mãe e o Y só de seu pai. Logo, um garoto nunca herdará o gene da hemofilia de seu pai, pois o pai é hemofílico pelo motivo dessa doença estar ligada ao cromossomo X, o qual nunca será doado por ele a um menino!

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Perguntas interessantes