URGENTE PRA AMANHA PF ME AJUDA
Semana que vem
Esse pode ser o último dia de nossas vidas
Última chance de fazer tudo ter valido a pena
Diga sempre tudo o que precisa dizer
Arrisque mais pra não se arrepender
Nós não temos todo o tempo do mundo
E esse mundo já faz muito tempo
O futuro é o presente, e o presente já passou
O futuro é o presente, e o presente já passou
Não deixe nada pra depois
Não deixe o tempo passar
Não deixe nada pra semana que vem
Porque semana que vem pode nem chegar
Pra depois
... O tempo passar
Não deixe nada pra semana que vem
Porque semana que vem pode nem chegar
Carpe diem
sê prudente, começa a apurar teu vinho, e nesse curto espaço.
abrevia as remotas expectativas. mesmo enquanto falamos, o tempo,
malvado, nos escapa: aproveita o dia de hoje e não te fies no amanhã.
1) Pensando nos dois extremos da intertextualidade - reiteração (afirmação) ou subversão (negação) -, responda: na música de Pitty, o texto horário é afirmado ou refutado? justifique citando trechos do texto.
2)Você acha que "Carpe diem" poderia substituir o titulo "semana que vem"? porque?
3) a canção "semana que vem" está inserida no álbum admirável chip novo, cujo título remete ao livro admirável mundo novo, de Aldous Huxley, publicado em 1932.
a)em que consiste a intertextualidade entre os títulos?
b)de que maneira o reconhecimento dessa intertextualidade pode modificar a leitura que se faz do álbum da cantora ?
Soluções para a tarefa
1. Ao pensar no dois extremos da intertextualidade, na música de Pitty o texto de Horácio é reafirmado, pois Pitty utiliza-se da ideia de Carpe Diem em sua canção, isto é, viva o presente.
"Não deixe nada pra depois" é o mesmo que dizer "viva o agora".
2. Sim, "Carpe diem" poderia substituir o título "semana que vem" porque ambos expressam a mesma defesa de ideia.
3. a) A intertextualidade entre os títulos está no fato de que Admirável Mundo novo é o título de um livro que fala sobre a tecnologia afetando a vida humana, da mesma forma que Pitty aborda o tema em seu álbum musical.
b. O reconhecimento dessa intertextualidade mostra que a cantora valeu-se de ideias existentes em obras clássicas, o que demonstra sua bagagem literária e maneira de pensar.
Abraços!