urgente
pra agora
.
.
.
.
.
(ciência)
Soluções para a tarefa
Resposta: FLÚOR
Família: Dos Halogênios: conhecida também como VII A, é uma das mais conhecidas famílias da Tabela Periódica, os elementos que a compõe são: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I), Astato (At).
Período: Flúor (F) O flúor é um elemento químico do grupo 17 ( halogênios) que pertence ao segundo período da tabela periódica. O nome “halogênio” vem do grego e significa “formador de sal”.
Classificação: Flúor é um elemento químico, símbolo F, de número atômico 9 (9 prótons e 9 elétrons) de massa atómica 19 u, situado no grupo dos halogênios (grupo 17 ou VIIA) da tabela periódica. Em sua forma biatômica (F2) e em CNTP, é um gás de coloração amarelo-pálido. É o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos.
Onde encontramos: Dos halogênios o flúor é o elemento mais abundante na Terra, sendo encontrado principalmente em alguns minerais como a criolita e a fluorita por exemplo. O flúor também pode ser obtido como subproduto da produção do alumínio entre outros modos menos convencionais.
Pela via sistêmica entende-se que o flúor será ingerido por intermédio de água fluoretada e suplementos de flúor, quer através de comprimidos ou em gotas por via oral.
Oxigênio:
Família: O oxigênio é um ametal do 4 o período da família dos calcogênios (VIA).
Foi descoberto pelos cientistas Priestley e Scheele e nomeado por Lavoisier.
Seus átomos apresentam oito prótons no núcleo e seis elétrons na camada de valência;
Seus átomos são capazes de fazer ligações covalentes e ligações iônicas
Período: O Oxigênio é um elemento químico que pertence ao segundo período da família VIA (calcogênios) da Tabela Periódica. Trata-se do elemento mais abundante na superfície terrestre.
Classificação :O oxigênio é um elemento químico do grupo 16 (não-metais) que pertence ao segundo período da tabela periódica. Os elementos do grupo 16 são conhecidos como calcogênios. O termo deriva da junção de duas palavras gregas, “Khalkos” (cobre) e “genos” (origem), e significa “originário do cobre”.
Onde encontramos: no ar que respiramos; com uma proporção de 21,94% do volume – em minerais; principalmente nos silicatos (ligado ao silício) e óxidos em geral
usos: : Em indústrias químicas e petroquímicas, o Oxigênio é utilizado como reagente para melhorar a produtividade de inúmeros processos. Já na metalúrgica e siderúrgica é utilizado no processo de soldagem, para combustão e para o ajuste do teor em carbono em aços.
Fósforo:
Família: O fósforo (P) é um elemento químico de número atômico 15, massa atômica 30,97 e pertencente à família 15 ou 5ª da tabela periódica. Tal elemento é essencial para os seres vivos, pois compõem as membranas celulares, os ácidos nucleicos (DNA e RNA), os ossos e os dentes.
Período: O fósforo é um elemento químico do grupo 15 ( não-metais) que pertence ao terceiro período da tabela periódica. O fósforo possui cinco elétrons na camada de valência. Ele é essencial à vida, tanto como material estrutural em animais superiores quanto no metabolismo de plantas e animais.
Classificação: O fósforo pode ser classificado como um micronutriente, e está presente no código genético (DNA e RNA), é responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido-básico do organismo.
Onde encontramos: O fósforo não aparece solto ou isolado na natureza, a não ser em alguns meteoritos. Ele é encontrado em rochas, minerais, plantas e animais como parte de vários compostos, que são combinações de elementos. Os cientistas aprenderam a separar o fósforo dos outros elementos para usá-lo. Sua principal fonte é a apatita, ou fosfato de rocha.
Aplicação: nos processos metabólicos e participa da fotossíntese, divisão e crescimento das células, respiração, transferência e geração de energia, dentre outras funções.
Hidrogênio--------- (H)
Hélio -----------------(Hg)
Mercúrio------------(Ir)
Irídio-----------------(Ir)
Tungstênio------------(W)
Carbono-----------------(C)
Urânio--------------------(U)
Ununócteo-------------- (Uuo)