URGENTE POR FAVOR 15 PONTOS
1. Realize uma pesquisa sobre elementos que comprovem que na colonização inglesa da América houve exploração e nas ibéricas houve povoamento.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Que? Acho que isso tá errado!
Na verdade a colonização inglesa foi voltada para o povoamento. Basta olhar o EUA, Canadá, e a Austrália (tudo bem que a Australia não faz parte da américa).
Já as colônias de Portugal e Espanha foram totalmente voltadas para a exploração: Brasil ( Portugal ), Chile, Argentina, Perú, México, Bolívia ( Espanha )...
Dá para notar na qualidade do país ( IDH ). Os países colonizados pelos ingleses são países altamente desenvolvidos. Já os países colonizados pelos países ibéricos são países que sempre tem problemas econômicos, políticos etc...
Resposta:
A participação da Inglaterra na expansão marítima dos europeus para novas terras ocorreu posteriormente às empreitadas realizadas por Portugal e Espanha, que desde o século XV haviam se lançado às expedições no oceano Atlântico. Apesar da diferença temporal, a colonização inglesa na América do Norte foi importantíssima para o desenvolvimento econômico da Inglaterra e de suas colônias no norte do continente americano, conhecidas como as Treze Colônias.
A primeira tentativa de ocupação da América do Norte pelos ingleses ocorreu com Walter Raleigh, que organizou três expedições à região no fim do século XVI. Raleigh não conseguiu o sucesso esperado com as expedições, em virtude dos constantes ataques dos povos indígenas que habitavam o local. Mas por volta de 1607, Raleigh conseguiu constituir uma colônia na América do Norte: a Virgínia, nome dado em homenagem à rainha Elisabeth I, que era solteira.
A intensificação do processo colonizador se daria apenas na metade final do século XVII em decorrência das várias situações políticas e econômicas que ocorriam nas ilhas britânicas. Após a vitória sobre a Invencível Armada, esquadra do rei espanhol Felipe II, comerciantes ingleses em conjunto com o Estado passaram a formar companhias de comércio marítimo, destacando-se a Companhia das Índias Orientais, o que intensificou os contatos com as terras americanas. Outro estímulo da Coroa inglesa foi dado às ações de pirataria nas águas do Atlântico.
Um grande impulso a esse comércio foi conseguido com a aprovação, em 1651, dos Atos de Navegação, que estipulavam que poderiam desembarcar nos portos ingleses apenas as mercadorias dos navios britânicos ou da nacionalidade de origem das mercadorias.
Paralelo a essa situação econômica, havia as disputas políticas e as questões sociais na Inglaterra, principalmente em torno das sucessões dinásticas, das perseguições religiosas e do despovoamento dos campos.