Urgente pfv. Durante os estudos da eletrização por atrito foi criada uma tabela para organizar os materiais quanto ao sinal da carga elétrica que adquirem quando atritados uns com os outros. Um trecho dessa tabela,conhecida como série triboeletrica, está representada abaixo
A) quando atritados, qual dos materiais terá maior tendência a adquirir carga positiva: o cabelo ou o algodão ? E no caso do sistema polietileno (um tipo de plástico) e algodão?
B) de que maneira o modelo atômico de thomson pode explicar o fenômeno da eletrização por atrito ?
Soluções para a tarefa
Olá, Patrinny6100.
ITEM A
Com base na tabela anexada, vemos que, quanto mais alta for a posição de um material na tabela, maior é a sua tendência a adquirir carga positiva, e quanto menor for a posição, maior é a tendência de adquirir carga negativa.
Entre cabelo e algodão, como o cabelo se encontra acima do algodão, vemos que o cabelo tem maior tendência a adquirir carga positiva e o algodão tem maior tendência a adquirir carga negativa.
Entre polietileno e algodão, vemos que o polietileno está bem abaixo na série, então possui maior tendência a adquirir carga negativa e o algodão tem maior tendência a adquirir carga positiva.
ITEM B
No modelo atômico de Thomson, conhecido como pudim de passas, partículas de carga negativa estariam distribuídas dentro de uma esfera, de carga positiva. Ao atritar dois materiais compostos de átomos diferentes, isto é, esferas de cargas positivas diferentes "recheadas" com quantidades diferentes de partículas de carga negativa, deve-se esperar que a esfera com maior carga positiva atraia para si mais partículas de carga negativa, ficando negativamente carregada, enquanto a outra esfera que "perdeu" partículas de carga negativa fica positivamente carregada.
Espero ter ajudado.
Resposta:
sim
sim, sim e sim sim não